Fechar Menu [x]

Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto

Audiovisual | Leonardo Cássio 20/04/15 - 09h Leonardo Cassio

antes-que-o-diabo-saiba-que-voce-esta-morto-banner

Nada como um feriado para colocar a lista superatrasada de filmes um pouco mais em dia. E a coisa fica melhor ainda quando se acerta na escolha do longa. Foi o caso do drama/suspense “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto”, de Sidney Lumet.

O roteiro de Kelly Masterson é perfeito para Lumet, acostumado a dirigir este tipo de trama, que foca no comportamento humano diante de problemas como decadência profissional, relacionamento familiar, traição e outras questões que colocam os personagens em uma situação imoral.

Andy (Philip Seymour Hoffman), executivo de uma expressiva corporação, enfrenta problemas para manter-se no cargo que tanto lutou para alcançar. Para manter seu estilo de vida, Andy procura o irmão Hank (Ethan Hawke) e propõe que este realize um assalto, com um plano que beira a perfeição. Hank, completamente falido, enrolado com o pagamento de uma pensão e emocionalmente aflito por não conseguir sustentar a filha, aceita o desafio.

O local escolhido para o assalto foi a joalheria da família, ambiente onde a dupla trabalhou e que conhecia palmo a palmo. Hank, extremamente hesitante em roubar a própria família, se sente mais confortável com o fato de que o seguro pagará os prejuízos advindos do roubo e que, conhecendo a rotina da loja, não haverá violência contra os funcionários.

Acontece que plano algum é perfeito e as coisas acabam não dando certo. Uma visita inesperada torna o roubo um grande fiasco e, a partir deste ponto, as vidas de Andy e Hank vão sendo destruídas minuto a minuto, ainda mais quando o pai da dupla (interpretado por Albert Finney) começa a perseguir os ladrões da loja, desencadeando uma série eventos bizarros e brutais.

Mais do que o envolvente roteiro, “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto” é uma ótima película pela direção precisa e peculiar do diretor. O filme é recortado em digressões e os motivos do assalto, bem como os desdobramentos, são apresentados pela ótica de cada um dos personagens, sendo que a confusão vai aumentando gradativamente a cada nó desfeito pelo diretor.

Todos os personagens se sentem culpados e complexados devido a acontecimentos que ocorrerão em suas vidas e, a cada problema gerado pelo plano miraculoso, novas chagas são abertas até a completa degradação dos personagens.

“Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto” é um filme primoroso, rico e denso. Se for assistir, tenha em mente que algumas culpas poderão vir à tona. Só não faça o mesmo que os personagens do filme!


Originalmente publicado dia 28 de junho de 2011 (provavelmente feriado de Corpus Christi).

Tags: , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS