Fechar Menu [x]

Animação Brasileira Ensina História Para Crianças

Audiovisual 07/07/17 - 10h Cult Cultura

136-as-aventuras-do-pequeno-colombo

O Brasil, de uns tempos pra cá, tem se aventurado mais e mais no mundo das animações e “As Aventuras do Pequeno Colombo”, do cineasta Rodrigo Gava, veio pra mostrar que o país está cada vez mais competente na área. Gava, que dirigiu em 2007 “Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo”, já é um especialista nessa arte. É seu quarto filme animado e seu terceiro como roteirista.

“As Aventuras do Pequeno Colombo” conta a história de Cris, que, para salvar seu pai da falência, embarca numa aventura com Leo Da Vinci e Monalisa (aqui no filme chamada de Lisa) em busca da lendária ilha de Hi Brazil, onde tesouros e emoções os aguardam e essa é a parte mais interessante da película. O diretor entrega todos esses personagens num mundo de fantasia, conseguindo passar fatos reais de uma forma que as crianças vão absorver no melhor estilo: como crianças.

A animação, em si, acaba devendo para grandes produções internacionais, mas isso não significa que falta qualidade. Os cenários e personagens conversam bem na telona e o trabalho de dublagem também é super bem feito. Falando em dublagem, o filme marca talvez o último trabalho do ator José Wilker, falecido em 2014. Segundo o diretor, Wilker contagiava o ambiente com a sua animação e, de fato, ele passa essa alegria em sua dublagem. Ótimo trabalho de um ótimo ator. O filme também conta com a voz de Isabelle Drummond, conhecida por viver Emília no reboot de “Sítio do Picapau Amarelo” no começo dos anos 2000, e também dá conta do recado. Não sei se sou grande fã de atores conhecidos fazendo dublagens de animação porque, em sua maioria, a intenção é mais pelo marketing do que pelo preparo do ator para o trabalho, porém, nesse caso, não comprometem e, inclusive, fazem muito bem o trabalho.

Definitivamente, o longa não terá o mesmo apelo para os adultos como terá para os pequenos e isso está longe de ser um problema. Não acho que a intenção fosse agradar os pais e sim os filhos e acredito que, nessa missão, “As Aventuras do Pequeno Colombo” alcançará o sucesso desejado. Assista ao trailer abaixo e leve as crianças ao cinema nas férias:


Euclides
Clids Ursulino. 29 anos. Música, cinema, futebol e política. E o que mais aparecer entre um café e outro.

Tags: , , ,