Fechar Menu [x]

Breaking Borders nos Mostram que Existe Amor em SP

Audiovisual | Cultura Digital | Leonardo Cássio | Multicultural 27/01/15 - 11h Leonardo Cassio

breaking-borders

São Paulo impressiona tanto pelo lado ruim quanto pelo lado bom. Maior cidade do hemisfério Sul, centro comercial do Brasil e maior centro urbano da América Latina, a metrópole tem um dos piores trânsitos do mundo, uma malha de trem e metrô pífia se comparada ao seu gigantismo, enfrenta enchentes, violência pesada, epidemia de crack e outros problemas nas áreas da segurança pública, saúde e educação com um custo de vida altíssimo. Não é mole.

Proporcionalmente aos problemas há as partes boas da cidade, que não são poucas. Há cerca de 5 mil eventos culturais e esportivos por semana em São Paulo, com uma margem de cerca de 50% com entrada gratuita; a cidade ostenta uma das mais valoradas gastronomias do planeta (em qualidade e diversidade), possui museus e estádios de futebol de nível internacional e uma vida noturna badalada com serviços diversos 24 horas por dia, coisa difícil de se encontrar nas grandes cidades do planeta.

E foi pelo viés da parte boa que o canal multimídia “Breaking Borders” resolveu falar sobre as impressões que tiveram de São Paulo em um curta-metragem.

“São Paulo: The Most Underrated City in the World” (São Paulo: A Cidade Mais Subestimada do Mundo) é um “passeio” por bairros e locais tradicionais da capital como Centro, Galeria do Rock, Paulista, Liberdade, Rua Augusta e Vila Madalena explorando a diversidade cultural, social e étnica existente na cidade.

Uma das falas interessantes de apresentador é relativa a uma particularidade da capital que poucos levam em conta: “Na América do Norte, a maioria das regiões centrais são estritamente de negócios. Mas, em São Paulo, há uma grande contracultura”. De fato, a região central abriga universidades, bares, baladas, parques e espaços de convivência (com todos os problemas existentes) incomuns em outras metrópoles.

O Breaking Borders tem o intuito de apresentar diversas cidades do mundo através de um roteiro inusitado, fugindo ao lugar-comum das revistas de turismo.  O vídeo sobre São Paulo chama a atenção pelo título. Será São Paulo a cidade mais desvalorizada do mundo? Sabemos que morar aqui é uma coisa, passar uns dias como o Breaking Borders fizeram é outra. Só que a questão é: por que não aproveitar mais o que há de melhor em São Paulo como eles fizeram?

Paulistanos e turistas, inspirem-se:

Tags: , , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS