Fechar Menu [x]

Bruna Surfistinha

Audiovisual 25/02/11 - 06h Cult Cultura

Hoje estreia o filme da Bruna Surfistinha. Fui à pré-estreia a convite de uma amiga, Naomi Kaizuka, que “♪ ♫ faaaz cineeema ♪ ♫” (estou com essa música do Chico Buarque na cabeça!).

Eu esperava ver um filme pesado, com muitas drogas, agonia e sexo, no estilo de diversas peças de teatro às quais eu assisti no ano passado. Porém, me deparei com um filme relativamente leve. Não saí do cinema com pena da Raquel Fagundes (o nome verdadeiro da Bruna Surfistinha), achando que a vida dela era péssima. Tampouco saí achando que era incrível (apesar de eu ter ouvido duas meninas comentarem: “Ah, pelo menos ela aproveitou a vida, né?”).

“Bruna Surfistinha”, ao meu ver, não pretende passar nenhuma lição de moral. O filme apenas conta a história real de uma garota de programa. Ponto.

Outra abordagem do filme que eu achei interessante foi a forma que “Bruna” se tornou reconhecida: sem pretensão, Raquel criou um blog para falar sobre seu dia-a-dia. Esse blog chamou a atenção de muitos usuários, o que acabou aumentando sua clientela. Olha o poder do blog aí, gente!! As redes sociais dominando o mundo!

Cheguei em casa pensando a respeito do filme e fui assistir à entrevista que a Raquel deu para a Marília Gabriela, neste domingo. E aí percebi que o filme trasmite muito bem a realidade. Aquele estereótipo de garota de programa não se aplica à Raquel/ Bruna. Se você conversar com ela, certamente falaria que ela é uma executiva. Fala muito bem, tem uma certa timidez, é bem centrada nas respostas…

Pra quem curte o movimento antropológico (atenção para as confusões de “sufixos”!), unir o filme e a entrevista é ótimo pra pensar um pouco a respeito de escolhas, preconceitos e aceitação. Acredito que “Bruna Surfistinha” servirá para diminuir o preconceito geral, e não só com essa profissão.

Aí vai o link para a entrevista:

De Frente com Gabi

Trailer do filme:


Por Thais Polimeni

Tags: , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Cult Cultura

Cult Cultura

Plataforma digital de cultura e economia criativa.

RELACIONADOS