Fechar Menu [x]
Novos Posts

Como a Música pode Empoderar as Mulheres

Audiovisual | Música | Thais Polimeni 17/11/15 - 04h Thais Polimeni

clarice-falcao-survivor

Eu estou numa fase super pró empoderamento feminino. Não sei se é aquela história de percepção seletiva, mas de uns tempos pra cá, tem sido cada vez mais discutido o feminismo, violência contra a mulher, relacionamentos abusivos, machismo, etc, nénão?

Semana passada, saiu o novo clipe da Clarice Falcão. Ok, tem gente que acha que ela é sempre a mesma pessoa em todos os vídeos do Porta dos Fundos e também tem gente que não curte as músicas dela. Mas, ah, essa vocês deveriam reservar um tempinho pra ouvir, ver e ler.

Era uma vez um grupo musical criado nos anos 90 e formado por 3 mulheres, uma delas a deusa da Beyoncé (sim, estou sendo influenciada pelas amigas que amam a Beyonça, só sei que a bixa canta bem pápo***). Nos idos dos anos 2001 (gente, já faz mais de 10 anos!), elas lançaram o seguinte clipe:

Todo mundo cantava e se acabava nas pishtaish, sem se importar muito com o conteúdo (assim como todo mundo faz com a maioria das músicas americanas, tks God!). Mas chegaram os anos 2015 e a atriz e cantora Clarice Falcão decidiu gravar uma versão de “Survivor” perfeitamente adaptada para o seu tom e para o momento vivenciado no Brasil. E não parou por aí: ela convidou mulheres que participam de coletivos feministas para participar da gravação do clipe, que ficou lindão, gente! Vejam aí:

Quer mais? Os lucros da venda da música no iTunes serão inteiramente revertidos para a Think Olga, um projeto que visa empoderar mulheres por meio da informação e cujo lema é:
think-olga-survivor

Essa frase está no final do clipe da Clarice. Vários canais editaram legendas, o que deixa o clipe ainda mais arrepiante. Veja um deles:

 

É a cultura empoderando as mulheres de forma pacífica e informativa :)

Tags: , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.