Fechar Menu [x]

Copa de Elite

Audiovisual 17/04/14 - 03h Thais Polimeni

copa-de-elite

No melhor estilo “Haters gonna hate”, estreia hoje o filme “Copa de Elite”, uma paródia dos recentes filmes nacionais. Não é um filme papo-cabeça e não tem nenhuma pretensão de ser intelectual. Ele apenas se propõe a ser engraçado e – pelo menos pra quem viu os filmes parodiados – consegue alcançar seu objetivo.

Com Julia Rabello, Marcos Veras, Rafinha Bastos e muitos outros artistas no elenco (alguns bem trashes, o que dá um delicioso charme bagaceira), a ideia de “Copa de Elite” surgiu desde que o Brasil foi selecionado para sediar a Copa – o filme já merece destaque só por ter sido concluído antes dos estádios.

Pra quem, assim como eu, teve a infância e início da adolescência nos anos 90, a identificação é maior ainda. Por mais cults que sejam os adultos de hoje, é só o “Molejão” começar a cantar que os nosso lábios se movimentam para acompanhar suas sábias composições.

Para evitar problemas com Direitos Autorais, todas as paródias foram autorizadas pelos detentores dos Direitos dos respectivos filmes. A resposta do diretor de “Tropa de Elite”, José Padilha, foi totalmente a favor do projeto: “Vão ganhar uma grana em cima de mim, hein? Claro, tá liberado!”. Na coletiva de imprensa, ao serem indagados se houve alguém que não autorizou alguma paródia, o diretor de “Copa de Elite”, Vitor Brandt e a produtora Mayra Lucas disseram que sim, mas não citaram nomes.

Mayra e Rafinha Bastos (esse entende de processo!) comentaram ainda sobre os Direitos Autorais no Brasil: “A princípio, a paródia é permitida, mas não pode ofender. Aí pode haver processo por injúria, difamação, etc.“.

“Copa de Elite” é entretenimento, mas também é crítica. Há frases que nos fazem refletir e nos lembrar comicamente de amigos que não perdem a oportunidade de reclamar do cinema brasileiro. Mas é graças à alta qualidade dos nossos filmes que foi possível produzir “Copa de Elite”: “O cinema nacional permite isso, porque tem filme para ser parodiado. Há 5 anos, isso seria impossível“, afirmou a equipe do longa.

Fica aí a dica para o feriadão!

copadeelite

Tags: , , , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS