Fechar Menu [x]

#CultMeetup: Spotlight, com 6 Indicações ao Oscar

Audiovisual | Thais Polimeni 15/02/16 - 12h Thais Polimeni

26-spotlight-filme

Com o tema “Oscar” do evento Cult Meetup que realizaremos na próxima semana, faremos uma série de posts sobre alguns filmes indicados ao Prêmio para vocês terem ainda mais assunto para a noite de english-happy-hour-networking!

Pra começar, falarei sobre um filme que faz a gente sair do cinema num misto de tensão, indignação e incredulidade: “Spotlight – Segredos Revelados“. Ele tem esse nome por fazer referência ao caderno investigativo do jornal “The Boston Globe”, yes, Boston, United States. Toda a trama é baseada na minuciosa investigação feita pelos jornalistas sobre o caso dos padres pedófilos de Boston.

O caso começa com a acusação de um padre da cidade e, no final, descobre-se que o número de padres pedófilos aumenta exponencialmente. Como o filme é baseado em fatos reais, tem sempre curiosidades interessantes além do longa. A maior delas é que essa detalhada e super bem apurada série de reportagens rendeu, ao jornal The Boston Globe, o Prêmio Pulitzer de Jornalismo em 2003, na categoria “Serviço Público”. São ao todo 23 reportagens sobre o tema, publicadas durante todo o ano de 2002. Ficamos curiosos para ler as reportagens e descobrimos que o site do Prêmio Pulitzer disponibiliza todas na íntegra! É só clicar aqui e você já vai ser direcionado para a relação de matérias premiadas do The Boston Globe.

Quando vocês assistirem ao filme, reparem na relação com a internet naquela época. Não faz tanto tempo assim (2002), mas mostra o estágio inicial da web. Agora, quase 15 anos depois, percebe-se que o The Boston Globe está totalmente modernizado: eles criaram uma seção no site só com matérias sobre “o que está por trás do filme”, além de disponibilizarem um ebook gratuito. Incrível! Acesse aqui o site e baixe aqui o ebook.

Em uma das matérias do site, eles mostram fotos dos atores ao lado dos jornalistas que eles representaram. Vejam alguns deles:

Equipe real do caderno Spotlight com os atores do filme
26-spotlight-equipe-real

Mark Ruffalo, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por interpretar o repórter Michael Rezendes
26-spotlight-mark-ruffalo-michael-rezendes

Rachel MacAdams, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por interpretar a repórter Sacha Pfeiffer
26-spotlight-rachel-mcadams-sacha-pfeiffer

Para saber mais informações dos atores e jornalistas, acesse aqui o site do The Boston Globe.

*Spotlight foi indicado ao Oscar de Melhor filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Montagem.

Escrevi esse post ouvindo “Grandes Nomes: Elis Regina – 1980

Tags: , , , , , ,