Fechar Menu [x]

A Fábula Da Felicidade

*Destaque-Home | Audiovisual | Leonardo Cássio 18/12/17 - 11h Leonardo Cassio

210-felicidade-animacao-desenho

Um dos grandes dramas existenciais do mundo é conseguir uma resposta para a seguinte pergunta: O que é a felicidade (leia aqui o que filósofos falam sobre o tema)? A felicidade parte de uma experiência e predileções individuais e é influenciada por fatores diversos presentes no dia a dia de um indivíduo.

Não existe felicidade plena. Há pessoas em um estado de bem-estar prolongado, mas, em algumas fases da vida de todo ser humano, a felicidade oscila, aumentando, diminuindo, sumindo e reaparecendo. A verdade é que não há como definir com exatidão um conceito para a palavra aplicável a toda humanidade.

O que podemos afirmar com certeza é que vivemos em um mundo cada vez mais triste. Guerras, fome, desigualdade e outras mazelas não são exclusividade da contemporaneidade, longe disso, no entanto, certos fenômenos pertencem apenas ao presente momento e, por isso, são facilmente identificáveis os sintomas de sociedades cada vez mais doentes e infelizes.

A falsa felicidade em redes sociais, o individualismo e a consequente falta de empatia, além do consumismo vazio e desenfreado, são problemas que as sociedades modernas enfrentam, culminando, por exemplo, no aumento do número de casos de depressão em nível mundial (leia aqui matéria do G1 e aqui uma crônica da Thais sobre depressão).

Com base no caótico cenário, o ilustrador britânico Steve Cutts criou a animação Happiness, que em 4 minutos mostra o evidente: como é a nossa vida. Fazendo uma analogia com ratos, o curta sintetiza a rotina de um cidadão comum em uma grande metrópole, apresentando um cenário que milhões de pessoas vivenciam diariamente, só que, devido ao “costume”, simplesmente não refletem se isso é a vida ideal. Claro que há muitas camadas de discussão, como o fato de milhares de pessoas não terem alternativa por problemas socioeconômicos. Porém, aqui há uma generalização para reflexão. Um dos pontos emblemáticos do vídeo é o trecho sobre a Black Friday, quando ratos literalmente se roem por causa de… Nada que valha à pena. Happines é uma animação poderosa, com uma mensagem simples e certeira. Reflita:

Tags: , , , ,