Fechar Menu [x]
Novos Posts

Documentário “Coragem” Comprova que a Música Transforma

Audiovisual | Música | Thais Polimeni 06/12/16 - 11h Thais Polimeni

295-coragem-Felipe-Deluna-Diana-Ligeti

Eu geralmente não choro em filmes, peças de teatro, livro, etc. Sou aquela amiga coração-de-pedra que sai com a make intacta ao lado de todo mundo se debulhando em lágrimas. Ou era. Os últimos filmes que vi estão atingindo em cheio meu ponto fraco – que sabe-se lá qual é. “Coragem” é um desses filmes sensíveis que nos levam a reflexões profundas sobre nossas atitudes e relações, e estreia nesta quinta-feira, 8 de dezembro, na Sala 1 da Caixa Belas Artes.

Comentei aqui no blog que têm sido lançadas grandes obras com o tema da coragem (leia aqui sobre o espetáculo “Leão Coragem“, em cartaz no Espaço Parlapatões) e este longa aborda não apenas o tema-título de forma real e inspiradora, como também caminha por outros assuntos que emocionam, como a gratidão e a realização de sonhos.

Diana, a professora romena de música, e Felipe, o jovem brasileiro estudante de música, têm em comum não apenas a paixão pelo violoncelo: ambos tinham o sonho de estudar em Paris e o realizaram graças a programas sociais e, é claro, depois muitas horas de estudo e dedicação. Os dois também identificam o ofício do professor como um instrumento de transformação e de gratidão. Sim, de gratidão pela bolsa que ganharam para continuar seus estudos. “Fomos a Paris entender por quê o maior conservatório musical do mundo tinha interesse em fazer intercâmbio com um projeto social do Brasil. Através deles, entendemos quão forte e valorizada é nossa expertise em criar projetos sociais, com base no ensino musical. Como conseguíamos atingir um número tão grande de jovens em vulnerabilidade social e como conseguíamos resultados artísticos musicais de bons níveis, além de prover assistência aos jovens e seus familiares? E de fato essa é uma valiosa expertise que hoje países como a França precisam entender para aplicar em projetos para atender suas periferias em vulnerabilidade social e, atualmente, a presença dos imigrantes“, explica o diretor Sebastião Braga

O filme mostra, ainda, que gerações e culturas diferentes não são empecilhos para a construção de uma forte amizade quando há empatia, respeito e dedicação. Certamente havia muitos jovens que poderiam ser retratados no filme, mas a escolha de Felipe foi especial, declara Braga: “Felipe é um cara que não passa batido na multidão, muito menos no palco. Ele chamou a atenção pela verdade no discurso, entrega, eloquência, sagacidade e péssimo temperamento. É o típico aluno do fundão, mas de talento notável. Para mim foi perfeito, porque desde o início sabíamos que não estávamos fazendo um filme de herói e sim o recorte da vida de alguém que está no olho do furacão, com objetivo claro e que encara seus desafios com coragem. Um ser humano real que pudesse representar a história da maioria dos colegas de periferia que compunham a Orquestra. O Felipe é esse cara, o anti-herói mais corajoso e bravo que conheci

“Coragem” ganhou não apenas minhas lágrimas, mas tocou o coração de muita gente ao redor do mundo. É vencedor dos festivais internacionais HIMPFF – Hollywood International Moving Pictures Film Festival – Melhor Diretor e Melhor Documentário; Around Filmes Berlin – Melhor Documentário; HIIDA – Hollywood International Independent Documentary Awards – Melhor Roteiro e 4chances Germany Edition – Prêmio Especial do Júri. Vale a pena conhecer essa história!

Coragem
De 8 a 14 de dezembro de 2016
Caixa Belas Artes: R. da Consolação, 2423 – São Paulo – SP
Sala 1 – 16h20

coragem-documentario-cartaz

ELENCO E EQUIPE
Direção – Sebastião Braga
Roteirista – Sebastião Braga e Grazie Pacheco
Personagens – Felipe Deluna e Diana Ligeti
Produtor Executivo – Ricardo Vidal, Marília Olska, Eduardo Liron
Produtor – Paulo Maisatto e Renato Magalhães
Diretor de Fotografia – Giovanna Pezzo
Som Direto – Renan Vasconcelos
Edição de Som – Bernardo Uzeda
Mixagem de Som – Paulo Gama
Produção – Feel Filmes
Vendas Internacionais – Feel Filmes
Distribuição Nacional – Boulevard Filmes

Tags: , , , , ,