Fechar Menu [x]

27 Anos De Talento: 3 Documentários Musicais Imperdíveis Na Netflix

Audiovisual | CultIndica | Música 12/07/17 - 10h Cult Cultura

139-DOCUMENTARIOS-MUSICAIS

Quando você fala de música, é difícil encontrar alguém que não goste. Frequente shows ou não, compre álbuns ou não, todos gostam de música. E, muitas vezes, ficamos curiosos para saber como foi certo período durante a gravação daquele nosso álbum preferido ou como foi a vida daquele artista que, infelizmente, já não está mais entre nós ou até daquele que seguiu um caminho totalmente diferente depois de um certo capítulo de sua carreira se encerrar. Hoje, vou dar dicas de três documentários que têm em comum uma idade marcante: 27 anos de vida de seus protagonistas:

Cobain: Montage of Heck
cobain montage of heckKurt Donald Cobain nasceu em 1967 e, aos 20 anos, formou a banda que viria a ser uma das maiores de todos os tempos, o Nirvana. Mas isso todo mundo já sabe e exatamente aí que o documentário “Cobain: Montage of Heck” se destaca. Lançado em 2015 e sendo o primeiro e único registro com total apoio dos familiares de Cobain, o doc mostra filmagens caseiras, momentos do dia a dia do músico, depoimentos de familiares e, claro, imagens da sua carreira com o Nirvana. O filme, escrito e dirigido por Brett Morgen, também conta com um lado técnico maravilhoso. Dadas as circunstâncias que todas as imagens, na melhor das hipóteses eram de VHS, a qualidade não deixa nada a desejar e ainda existem animações nas transições das histórias, dando um charme a mais para a produção. Recomendadíssimo!

Amy
amyO que resta para assistir sobre alguém que teve a privacidade invadida até os últimos dias de sua vida? Talvez Amy Winehouse tenha sido uma das mais notórias vítimas do que o rolo compressor da fama pode fazer com alguém. Linda, nova e talentosa, viu todo seu potencial ser transmitido ao vivo em diversos veículos da mídia de todo o mundo. Claro, houve as drogas, o álcool e tudo mais que ela abusou, mas sempre pensei que, se ela tivesse sido tratada de uma forma mais humana por quem a acompanhava sedento por suas imagens em momentos constrangedores, talvez o final teria sido diferente. O filme “Amy”, do diretor Asif Kapadia, dá uma visão mais intimista da cantora que não era mostrada, da Amy filha, da Amy amiga. Familiares contam como ela era na intimidade e como os problemas se tornaram maiores do que o que ela podia aguentar. Seu conturbado relacionamento Blake Fielder-Civil, sua amizade com Pete Doherty, suas colaborações com o produtor Mark Ronson e sua difícil relação com o pai são mostrados, entre outras coisas, nas mais de 2 horas de filme. Amy era e ainda é uma das grandes e esse filme acaba se tornando uma bela homenagem para alguém que, apesar de ter ido embora tão cedo, provavelmente nunca vai ser esquecida.

Janis: Little Girl Blue
little girl blueUma das grandes mulheres na história da música, Janis Joplin, assim como o Amy, também se foi cedo demais. Com apenas 27 (mesma idade que Amy e Cobain tinham quando faleceram) e apenas 3 álbuns lançados em vida (o ótimo “Pearl” foi lançado em 1971, um ano após sua morte), Janis tinha brilho suficiente para deixar sua marca pra sempre em tão pouco tempo. Dona de uma voz poderosa e única, ela é aqui retratada no documentário dirigido por Amy Berg e narrado pela cantora americana Cat Power. Joplin era uma mulher intensa, assim como sua música, e podemos ver isso nas cenas recuperadas para esse filme e nos depoimentos de pessoas próximas a ela. Imagens mostram Janis no auge do sucesso, mas, nos bastidores, vemos uma pessoa tentando lidar com amores perdidos e caminhos que se desencontraram durante a loucura que foi o final dos anos 60. Com certeza, conhecendo ou não o trabalho dela, é um documentário obrigatório para todo fã de música, seja qual estilo for.

Todos os filmes estão disponíveis na Netflix.

Euclides
29 anos. Música, cinema, futebol e política. E o que mais aparecer entre um café e outro.

Tags: , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Cult Cultura

Cult Cultura

Plataforma digital de cultura e economia criativa.

RELACIONADOS