Fechar Menu [x]

#ExpressoBrasil O Espírito Santo Além do Roberto Carlos e da Fábrica da Garoto

Audiovisual | Expresso Brasil | Leonardo Cássio 15/09/15 - 08h Leonardo Cassio

espirito-santo-banner-v2

A Série ExpressoBrasil faz sua primeira parada na região Sudeste: é a vez de conhecermos o Espírito Santo. O estado é muito mais do que a sede da Fábrica da Garoto e estado natal do cantor Roberto Carlos.

Quem apresenta o estado é a múltipla Elisa Lucinda, que é atriz, poetisa, dramaturga, professora e jornalista e uma entusiasta do Espírito Santo. Ela abre o vídeo com o poema “Vem Ser”, que fala sobre sua infância segura na bucólica Cariacica.

De lá, foi para a cidade litorânea de Vila Velha, onde fica a Praia da Costa e o convento da Penha, um dos grandes patrimônios do estado, de onde se observa a ilha de Vitória, capital do ES.

Vitória é a terceira capital mais velha do Brasil e tem uma história riquíssima. Foi lar dos índios Botocudos, considerados os mais bravos do país, e que, de forma negativa, deram nome à cidade após a “vitória” dos portugueses sobre eles.

O Teatro Carlos Gomes é um dos destaques da cidade, que já recebeu nomes como Bibi Ferreira e Paulo Autran.

Porém, o destaque fica mesmo para a escadaria dedicada à heroína capixaba Maria Ortiz, que em 14 de março de 1625 organizou a batalha de defesa da ilha de Vitória contra os holandeses. Com apenas 21 anos e utilizando, entre as armas de ataque, fezes humanas, ela liderou a expulsão dos holandeses e se tornou um grande símbolo feminino, similar a Maria Quitéria na Bahia.

Outro importante município do ES é Anchieta, fundada pelo jesuíta Padre Anchieta. Há uma Casa de Cultura na cidade que guarda autos e cartas do padre, além de um tesouro único: Beata Virgini ou Poema Virgem, com mais de 400 anos e quase 6.000 versos, é o maior poema de língua latina escrito em todos os tempos.

A Serra Capixaba guarda uma das principais expressões culturais do país, o Congo. É uma manifestação folclórica, datada da época dos escravos, que mistura música, dança e celebrações folclóricas de matrizes branca, negra e indígena, registrado como patrimônio imaterial do estado.

A Gastronomia capixaba é um elemento de peso na cultura do estado. A moqueca capixaba é um dos pratos mais notórios do país, cuja preparação deve ser feita em panela de barro, conforme apresenta Elisa. E a prática artesanal da fabricação da panela de barro, conhecida como Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, é patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Para fechar o documentário, a poetisa apresenta a bela praia de Itaúnas, que faz parte da Costa do Descobrimento, região entre o Espírito Santo e a Bahia tombada como patrimônio natural da Unesco e que é um verdadeiro paraíso!

Aperte o play e desbrave o Espírito Santo!

Tags: , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.