Fechar Menu [x]

Último Dia Para Conferir Os Filmes Franceses Do Festival Varilux

Audiovisual | Thais Polimeni 21/06/17 - 10h Thais Polimeni

124-amanha-festival-varilux-de-cinema-frances-2017

O Festival Varilux de cinema francês termina nesta quarta-feira, 21 de junho, tendo passado por 55 cidades brasileiras com 19 filmes franceses, sendo 18 inéditos. Há documentário, comédia, drama e, além dessa lista, teve também filmes em realidade virtual apresentados em São Paulo (leia aqui nosso post sobre a Mostra) e no Rio de Janeiro.

No site do Festival Varilux , é possível acessar a grade de programação filtrada por filme ou cidade. O aclamado Omar Sy, que ficou conhecido por sua interpretação no longa “Os Intocáveis”, volta novamente aos cinemas com a comédia dramática “Uma Família de Dois“, em que vive um pai solteiro. A atriz Juliette Binoche, em “Tal Mãe, Tal Filha“, aparece com uma personagem bem diferente do seu recente filme “Elle”; Binoche vive uma mãe que curte a vida de forma leve, contrastando com sua filha que aparenta carregar o peso das responsabilidades. “Amanhã” (foto do banner), por sua vez, é um premiado documentário que levou mais de 1 milhão de pessoas aos cinemas na França. Com uma trilha sonora empolgante (estamos aguardando a publicação no Spotify!), os documentaristas fazem uma viagem por cidades-modelo que têm um planejamento – e execução – focado no bem-estar da população. Coleta seletiva de lixo, hortas urbanas, novos modelos educacionais e maior participação do povo nas decisões governamentais são alguns dos temas abordados em “Amanhã”. Spoiler: a gente termina de ver o filme com vontade de comprar a primeira passagem pra Finlândia. Mas passa.

Filmes franceses me encantam há algum tempo (leia aqui a crônica “Redescobrindo a França”, de 2013) e venho percebendo que há um cuidadoso esforço do governo francês em propagar cada vez mais sua cultura. No mês passado, tivemos a Semana Francesa em São Paulo (leia nosso post aqui); agora, o Festival Varilux de Cinema Francês… E só estamos chegando na segunda metade do ano! Estou curiosa pra ver o que vem por aí. Aproveitem esse último dia do Festival e permitam-se ser seduzidos pela delicadeza da cultura francesa! É um caminho sem volta. E vocês não vão se arrepender!

Clique aqui para acessar a programação em São Paulo.

Tags: , , , , ,