Fechar Menu [x]

Filme Sobre Cuba é Exibido no Festival Latino-Americano

Audiovisual | Thais Polimeni 23/07/15 - 01h Thais Polimeni

atraves-cuba

Conheço muita gente que foi pra Cuba e todos – sem exceção – se apaixonaram pela paisagem, pela música, pelo cinema e pela hospitalidade do país. Fazer um filme sobre Cuba – em Cuba! – não é fácil, mas três jovens diretores paulistas – André Michiles, Diogo Martins e Fábio Bardella -, com o apoio do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC), gravaram in loco entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, registrando a fase em que o presidente Raúl Castro revogou a lei da “carta branca”, autorizando as viagens ao exterior sem a necessidade de permissões especiais.

Através“, título do longa-metragem, costura ficção e documentário para seguir a viagem da personagem Cintia pelo interior de Cuba em busca de uma resposta sobre deixar pela primeira vez o seu país. Os três diretores cruzaram a ilha de leste a oeste. Partindo de Havana, a equipe percorreu dez cidades de carro, trem e ônibus até chegar a Uvero, um vilarejo encravado no coração da Sierra Maestra, na origem da revolução. A narrativa encontra pelo caminho um paralelo com o momento recente por qual passa Cuba, o início de uma reaproximação com os EUA após meio século de distanciamento das relações comerciais e diplomáticas entre as nações.

Com produção executiva da minha grande amiga Carol Kaizuka, “Através” foi selecionado para ser exibido no 10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece entre 30 julho a 5 de agosto. A primeira exibição será domingo, 2 de agosto, às 21h30, no Cinesesc. Depois, haverá sessão no dia 5 de agosto, quarta-feira, no Cinusp da Cidade Universitária. As entradas são gratuitas.

Veja o trailer abaixo!

OS DIRETORES
trio-cubaAndré Michiles é diretor, montador e fotógrafo. Dirigiu o curta-metragem Estação Bahia (2012), que também mostra um olhar sobre Cuba, e o longa-metragem Osvaldão (2014), sobre o comandante da Guerrilha do Araguaia.

Diogo Martins dirigiu os curtas Fora de Campo (2007) e Entre Vielas (2008), e o média-metragem Do Outro Lado da Notícia (2009).

Fábio Bardella é diretor e fotógrafo. Dirigiu o curta-metragem Estação Bahia (2012), que também mostra um olhar sobre Cuba, e o longa Osvaldão (2014), sobre o comandante da Guerrilha do Araguaia.

ATRAVÉS NO 10ª FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO
2 de agosto (domingo), 21h30
CineSesc – Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César
Entrada Gratuita

5 de agosto (quarta-feira), 16h
Cinusp Cidade Universitária – R. do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária (USP) – Butantã
Entrada Gratuita

Ficha técnica
País: Brasil
Duração: 105 min
Ano: 2015
Título original: Através
Título em espanhol: A través
Direção, roteiro, fotografia e montagem: André Lorenz Michiles, Diogo Martins e Fábio Bardella
Assistente de direção: Jorge de Léon Amador
Som direto: David Peraza Fernandez
Edição de som: Gianni Dias
Finalização de imagem: Eduardo Kito
Produção executiva: Carol Kaizuka
Diretora de produção: Eli Ramos
Produção: Estrangeira Filmes
Coprodução: Haikai Filmes e Mandril Áudio
Apoio: Itinerante Filmes
Assessoria de imprensa: Contra Regras – Comunicação
Classificação Indicativa: 16 anos

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Contra Regras – Comunicação
Bruno Huberman e Rafael Minoro
11 9 8614.2689 / 2503.1978
comunicacao@contraregras.com.br

Tags: , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.