Fechar Menu [x]

Frances Ha

Audiovisual 26/09/13 - 05h Thais Polimeni

frances-ha-3

Sábado agitado dedicado às amigas de longa data: muita novidade, muitas mudanças, muita conversa sobre planos, dúvidas, angústias, lembranças.

Domingo chuvoso perfeito pra rolar aquela preguicinha básica do mundo, ou então tomar um café com as amigas… Até você se lembrar que todas estão no show do Bon Jovi. Ou então são workaholics e têm reunião. Ou então vão sair com o futuro namorado. Ou então ignoram sua sms com sucesso. Nem a aniversariante do dia atende o celular pra receber os Parabéns.

Quando você percebe, é tarde demais pra aceitar ir à primeira aula de forró com o casal de amigos e tentar sair de lá com um pretendente. Então o que faz? Segue a intuição e vai ao cinema assistir Frances Ha.

E aí o final de semana se completa. Frances Ha é um filme lindíssimo, que conta a história de uma mulher (menina? moça?) de 27 anos que mora em New York e se sente inadequada no mundo. Falando assim, parece que é aquele tipo de história de adolescentes que cortam os pulsos porque não são aceitos no grupinho do colégio. Mas não. Frances Ha é um filme sincero que, de forma leve, aponta os “planos, dúvidas, angústias e lembranças” de qualquer pessoa de vinte e poucos (quase trinta) anos.

francesgifEu me vi em Frances Ha. Eu vi minhas amigas em Frances Ha. Frances Ha, por mais clichê que tenha se tornado o tema, é a personificação da primeira “leva” da galera da geração Y. O filme mostra nossa fixação por celular, nosso desejo de morar sozinho, nossa dedicação aos nossos amigos, nossa relação com a família, nossa preocupação com a profissão, a dúvida entre fazer o que quer ou o que dá dinheiro, aquela mania de não querermos quem nos quer…

Apesar de tudo indicar ser um filme francês (não é só pelo nome!), Frances Ha é dirigido pelo norte-americado Noah Baumbach, que já havia atuado como diretor e roteirista de outros filmes, incluindo as animações “Madagascar 3” e “O Fantástico Sr. Raposo”.

Bom, vale a pena conferir e perceber que não estamos sozinhos. E até quem não precisa de visto pra morar em NY pode se sentir inadequada no mundo, também. 😉

Frances Ha está em cartaz no circuito alternativo de SP (Itaú Cinemas e Reserva Cultural).

Tags: , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS