Fechar Menu [x]

Girl Power no YouTube

Audiovisual | Cultura Digital | Thais Polimeni | TVCULT 11/03/16 - 06h Thais Polimeni

45-youtube-creators-mulheres

Só eu que achei que essa Semana da Mulher foi a maismaravilhosa (assim, junto, mesmo) de todas?
Sim, só você.
Encarnação das Sufragistas.
Biógrafa de Eva.
Criadora do “We Can Do It”.
Spice Girl Brasileira.
Just Girl Power is all we need!
Diferentona.

Na terça-feira, como eu comentei no post das Mulheres Ácidas, fui a um evento no Google, chamado “III Simpósio Global sobre Gênero na Mídia“, também organizado pelo Instituto Geena Davis, que visa promover o equilíbrio de gênero na indústria do entretenimento através de pesquisas e ações de formação de público.

Foram apresentados resultados de pesquisas e muitos nomes consagrados foram convidados para bate-papo e paineis. As diretoras de cinema Tata Amaral e Anna Muylaert participaram de um painel e a roteirista de “Jessica Jones” (série da Netflix), Melissa Rosenberg, fez um bate-papo sobre o seu processo de criação para a série. Foi lindo! Mas eu não tive coragem de chegar nelas e pedir uma selfie. Ainda. E foi percebendo atitudes (ou não-atitudes) como a minha que o YouTube resolver fazer uma campanha para a mulherada botar a cara no sol.

A campanha/ ação/ projeto se dividiu em duas partes. Na primeira, foram convidadas mulheres youtubers de todo o mundo para homenagear mulheres de grande importância histórica. Do Brasil, a representante foi a maravilhooosa Jout Jout. Vejam o vídeo aqui no post (também postamos na nossa FanPage) e pega o lencinho! É de emocionar!

Na segunda ação, foram criados vídeos com as youtubers de todo o mundo a fim de incentivar as mulheres a criarem um canal, tendo como referência “quem já chegou lá” . Jout Jout também participou deste especial,  conduzindo as entrevistas com as criadoras selecionadas. Hoje, o número de mulheres youtubers é muito menor que o de homens e alguns dos motivos são o medo da rejeição e o maior risco de assédio e abuso.

Os vídeos estão superempoderadores! Tem bate-papo com a Julia Petit (essas Julias são demais!), com a Bruna Vieira, com mulheres youtubers acima de trinta anos… É só amor, gente. Vale a pena ver (abaixo tem toda a playlist) e se inspirar pra criar seu canal. Eu já me inspirei. Aguardemmm! Abril teremos novidades aqui. Oba!

Tags: , , , , , , ,