Fechar Menu [x]

Malévola

Audiovisual 10/07/14 - 10h Thais Polimeni

Malevola-Angelina-Jolie

Faço parte do 1% de meninas que não fez balé na infância. E do 0,001% que não via filmes de princesa da Disney. Na verdade, não sei se meus pais não se ligavam muito nessas histórias e acabavam não alugando esses filmes, ou se eu não achava nada de mais nos roteiros com argumentos muito parecidos entre si.

Acho que está mais pra segunda opção, porque eu passei o filme inteiro de “Malévola” tendo certeza de que esse era o nome da madrasta da Branca de Neve. Fui descobrir no final (fiquem tranquilos que não serei nenhuma spoiler!), quando a princesa Aurora diz que “também era conhecida como Bela Adormecida”. Aaaah! Faz sentido…

Ok, bullying aceito. Mas o importante é que essa minha ignorância nos estudos acadêmicos de contos de fadas não prejudicou o entendimento do filme: “Malévola” conta a história da “bruxa má” do conto “A Bela Adormecida”, aquele conto que a princesa Aurora espeta o dedo em uma agulha e dorme profundamente até ser despertada por um beijo do príncipe. Malévola foi quem lançou o feitiço contra a menina, que tinha acabado de nascer. Fui didática pra todo mundo saber direitinho do que se trata o filme antes de ir ao cinema.

Quando nós somos crianças, é muito fácil identificar o lado do bem, o do mal, torcer contra o mal e a favor do bem. Simples assim, e seguimos nossas vidas até nos depararmos com a vida real, que inseriu algumas outras categorias entre o bem e o mal. Nos damos conta de que ninguém é 100% ruim ou 100% bom e, pra não cometermos nenhuma injustiça, procuramos entender o motivo de alguém ter agido de uma forma que consideramos ruim. E não é tão simples como era na infância. Muitas vezes esse processo não se resolve em uma noite. Pode durar dias, meses e muitas sessões de terapia.

“Malévola” nos mostra tudo isso através de um conto de fadas conhecido por (quase) todos. Mostra a infância, a juventude, os amores de Malévola, o motivo pelo qual ela lançou o feitiço e como ele foi desfeito. “Malévola” é um filme que vai além de uma historinha. No meio da aparente ingenuidade, o filme aborda temas como amizade, justiça, perdão, cumplicidade e persistência.

Assista sem medo. Sem preconceito. Sem expectativa. Assista com alma de criança e olhar de adulto. É uma experiência de emocionar!


Malévola
Elenco: Angelina Jolie, Elle Fanning, Sharlto Copley, Miranda Richardson, Imelda Staunton, Lesley Manville, Sam Riley, Kenneth Cranham.
Direção: Robert Stromberg
Gênero: Aventura
Duração: 97 min.
Distribuidora: Walt Disney
Classificação: 10 Anos

Tags: , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS