Fechar Menu [x]
Novos Posts

O Fetiche de Hollywood em criar MacGyvers

Audiovisual 27/10/14 - 04h Leonardo Cassio

oprotetor

Hollywood adora recriar o MacGyver, aquele notável agente secreto que matava com canivetes, facas e muitos experimentos científicos. Choques, explosões, decapitações e mutilações são feitas com a facilidade de abrir um pote de geleia. E é isso que se passa no blockbuster “O Protetor”, em cartaz nos cinemas.

McCall (Denzel Washington) é um sujeito metódico, introspectivo, boa praça que ajuda colegas de trabalho e etc. Leitor voraz de clássicos como “O Velho e o Mar” e “Dom Quixote”, o solitário sujeito passa as noites de insônia lendo em uma cafeteria e lá conhece uma jovem prostituta (Chloë Grace Moretz ) que, após desaparecer, faz despertar o interesse e curiosidade de McCall. E quando ele vai ver o que aconteceu é que descobrimos que o homem aí é uma espécie de ex-agente ou coisa do tipo.

A violência começa a pegar solta e os clichês vão pipocando aos montes. Basta dizer que os bandidos do filme são russos… Apesar de muita violência e boas cenas de ação, ótima técnica de enquadramentos e fotografia, a história do filme é rasa e esquecível.

O que chama a atenção é que a dupla Denzel e o diretor Antoine Fuqua fizeram história com o excepcional “Dia de Treinamento”, que rendeu ao ator, com um vilão, o Oscar de melhor atuação. E este sucesso é o que atrai para assistir ao “O Protetor”. Infelizmente, o sucessor do oscariado de 2001 não é lá muito bom. A curiosidade é mesmo por conta do fetiche hollywoodiano de fazer de ótimos atores se transformarem em máquinas de puro conhecimento em química, física e biologia, e de habilidades de luta que fariam Bruce Lee chorar de emoção.

Mas nosso lema aqui é: assista para tirar conclusões e anote as dicas que indicam a continuação da franquia.

Ah, caso queira se desbravar mais, procure pela série “The Equalizer” (título original do filme), sucesso nos anos 80 (o que explica muito da temática), e em que o filme se baseia.

Trailer

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS