Fechar Menu [x]

O Frisson da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Audiovisual 23/10/14 - 02h Leonardo Cassio

micsp2014

Se tem um evento que mobiliza gente a rodo é a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em sua 38° edição, a Mostra cresce substancialmente ano a ano e hoje integra com bastante destaque o calendário cultural da capital paulista, além de ser um dos mais badalados movimentos dedicados a esta arte que movimenta milhões de pessoas e bilhões em dinheiro.

Os filmes que compõem a programação são disputados a tapa (às vezes literalmente) e em um ano em que as exposições em São Paulo tem garantido filas de 3, 4, 5 horas, é preciso contar com a paciência para garantir um lugar nas exibições. Com um total de 330 títulos, a escolha para um filme é uma tarefa árdua, ainda mais agora que só é possível contar com metade dos títulos, pois o evento iniciou-se dia 16 e, portanto, metade já foi exibida. A outra metade irá até o dia 29 de outubro.

A 38ª Mostra Internacional de Cinema é composta por cinco seções:

1) Competição Novos Diretores: exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista);
2) Perspectiva Internacional: apresenta um panorama do recente cinema mundial;
3) Retrospectivas: seção com obras de diretores importantes ou mesmo desconhecidos;
4) Apresentações Especiais: exibição de clássicos ou de filmes de diretores que estão sendo homenageados pela Mostra; 5) Mostra Brasil: títulos brasileiros inéditos em São Paulo.

O destaque do evento é a retrospectiva dedicada ao gênio da sétima arte, Pedro Almodóvar. “Kika”, “Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos”, “Maus Hábitos” e “Pele que Habito” são alguns filmes do espanhol que integram a programação. A Mostra comemora os 100 anos de existência de Carlitos, célebre personagem do também gênio Charles Chaplin. Um ponto curioso é a exibição de filmes da produtora MK2, responsável por títulos como “Sobre o Muro”, “Melô” e “A Maçã”.

Fora isso, há um espaço no site da Mostra dedicado a entrevistas com atores, diretores e demais profissionais da cadeia cinematográfica. Galeria de fotos, vídeos com o dia a dia do evento, histórico das outras 37 edições estão à disposição na plataforma, além, é claro, da programação completa.

Pois bem, não perca tempo e vá checar algum filme ou atividade disponível na programação da Mostra Internacional!

Alguns trailers para ajudar:




Tags: , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS