Fechar Menu [x]

O Palhaço – O Filme

Audiovisual 16/11/11 - 08h Cult Cultura

Depois de tantas recomendações de amigos, cinéfilos e da fanpage do filme no Facebook, fui assistir ao longa “O Palhaço”.

Achei o filme meigo, fofo, singelo… Até um pouco mais da metade, quando passei a considerá-lo imperdível. Fazia muito tempo que eu não chorava tanto no cinema. A última vez, tinha sido no documentário “Doutores da Alegria” (curiosamente, os dois têm a ver com palhaço. Será um recalque? Enfim…).

O roteiro é delicado, sem falas longas, com situações muito bem retratadas em cenas apropriadas para reflexões pessoais. Conta a história de um circo mambembe que circula por diversas cidades de Minas Gerais. A timidez, a ingenuidade, a valorização à família e a loucura do povo mineiro foram apresentadas de forma sutil e admirável.

A seleção de atores é mais um ponto positivo do filme. Artistas como Moacyr Franco, Jorge Loredo (Zé Bonitinho) e Ferrugem, que tiveram fases de enorme sucesso na TV brasileira, fazem parte do elenco de “O Palhaço”. Selton Mello, além de protagonista, também é o diretor do longa. É fácil nos lembrarmos de “O Cheiro do Ralo” ou de “A Mulher Invisível” quando o vemos na telona. Ele tem um jeito particular de criar os personagens. Todos eles têm algo em comum e ao mesmo tempo são únicos. O palhaço Pangaré faz a plateia do circo rir e a do cinema, se emocionar. O veterano Paulo José (Palhaço Puro Sangue) e a atriz-mirim Larissa Manoela (Guilhermina) têm papeis essenciais. Sem eles, o filme não seria o mesmo.

“O Palhaço” não é uma comédia, mas nos faz rir. Não é um drama, mas nos faz chorar. Chorei muito, de soluçar. Ele foi capaz de extrair uma sensação que eu vinha tentando descobrir há tempos. Refrescou algumas lembranças, movimentou novos ares. Como um ventilador.

O Palhaço – O Filme
Direção: Selton Mello
Roteiro: Selton Mello e Marcelo Vindicatto
Produçao: Vânia Catani
Dir. de Fotografia: Adrian Teijido
Dir. de Arte: Claudio Amaral Peixoto
Edição: Marília Moraes e Selton Mello
Trilha Sonora: Plínio Profeta
Som Direto: George Saldanha
Figurino: Kika Lopes
Maquiagem: Marlene Moura e Rubens Liborio
Co-Produção: Telecine, Locall, Imagem Filmes
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Paulínia, Fundo Setorial Audiovisual, MRS Logística, EMS, Toyota, AMBEV, Oi, Adidas, Santander, Cemig e Governo de Minas
Apoio Cultural: Azul Linhas Aéreas, Delphi e Oi Futuro

Por Thais Polimeni

Tags: , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Cult Cultura

Cult Cultura

Plataforma digital de cultura e economia criativa.

RELACIONADOS