Fechar Menu [x]

Prepare-se Para Grandes Emoções em “Pequeno Segredo”

Audiovisual | Thais Polimeni 25/11/16 - 02h Thais Polimeni

285-pequeno-segredo

Eu tinha assistido ao longa “Aquarius” e amado. Acompanhei toda polêmica da escolha do filme que iria representar o Brasil na corrida do Oscar e, apesar de ainda não ter assistido “Pequeno Segredo“, estava torcendo para que “Aquarius” fosse selecionado. Com o resultado da escolha, surgiram alguns comentários e matérias que diziam que “Pequeno Segredo”, o escolhido, era o típico filme da “tradicional família brasileira” e nem se comparava ao revolucionário “Aquarius“.

Fui assistir “Pequeno Segredo” com esse background de informações e tenho que concordar: não dá pra comparar. Não dá porque são filmes totalmente diferentes e igualmente brilhantes. Em vez de criar essa disputa entre qual dos dois é o melhor, deveríamos nos orgulhar por termos produzido filmes tão bem feitos.

Baseado em fatos reais, com direito a livro lançado em 2012, “Pequeno Segredo” conta a história de uma das filhas da família Schurmann (sim, a família de velejadores brasileiros conhecida mundialmente). Cheguei ao cinema sem saber detalhes da história, o que contribuiu para eu me emocionar e me identificar com o filme, como se estivesse acompanhando as naturais surpresas da vida. Não costumo me emocionar com cenas tristes, o que foi comprovado ao assistir ao filme. Por outro lado, não me aguento quando me deparo com situações pelas quais já passei ou reflexões pelas quais estou passando. Descobri isso quando me peguei aos prantos em duas cenas que muito provavelmente só eu chorei. Vou contar – não é spoiler – porque estou curiosa pra saber se alguém compartilha do mesmo sentimento que o meu: ambas as cenas são com Kat, protagonista do filme. A primeira é quando ela faz a primeira amiga de verdade na escola; a segunda foi com a reação da amiga da Kat na aula de natação, quase no final do filme. Manifestações de cumplicidade, empatia e respeito tendem a me emocionar. Vai entender. Vai ver Freud explica.

Tecnicamente, a fotografia foi o que mais me surpreendeu. Imagens maravilhosas em alto-mar, na Nova Zelândia e no litoral brasileiro são de brilhar os olhos. Julia Lemmertz está perfeita no papel de mãe, tanto que, uma semana depois, fui ver uma peça de teatro da qual ela participava e olhei pra ela como se estivesse vendo a personagem de “Pequeno Segredo”. Me senti tão íntima que me segurei pra não dar um abraço nela, kkk!

Tendo gostado ou não de “Aquarius”, programe-se para assistir “Pequeno Segredo”. É imperdível!

Pequeno Segredo
Elenco: Julia Lemmertz, Maria Flor, Fionnula Flanagan, Erroll Shand, Marcello Antony, Mariana Goulart
Direção: David Schurmann
Roteiro: Marcos Bernstein
Direção de Fotografia: Inti Briones
Direção de Arte: Brigitte Broch
Produzido por: João Roni Garcia e David Schurmann
Produção Executiva: Samantha Capdeville
Montagem: Gustavo Giani
Música: Antonio Pinto
Efeitos Visuais: Marcelo Siqueira
Figurino: Severo Luzardo
Maquiagem: Uirandê Holanda
Produção: Diamond Films, Schurmann Filmes, Ocean Filmes
Coprodução: Mistika
Distribuição: Diamond Films

Tags: , , ,