Fechar Menu [x]

Como Filmes de Animação podem Ensinar Matemática e Ciências

Audiovisual | Cultura Digital | Thais Polimeni 13/09/16 - 08h Thais Polimeni

229-curso-animacao-pixar

Quando falamos sobre educação, um dos assuntos mais discutidos é a reorganização da grade curricular. A ele, juntam-se outras propostas, como a mudança do conteúdo programático de cada matéria, a eliminação de salas de aula e da divisão por idade.

Muitas matérias que estudamos no ensino fundamental ou médio acabam não despertando interesse da maioria dos alunos por causa da possível inutilidade delas no dia-a-dia. A fim de apresentar como os conceitos estudados em sala de aula podem auxiliar no futuro profissional do aluno, o site Khan Academy e a Pixar oferecem o curso gratuito “Pixar in a Box”. Sim, a mesma Pixar dos estúdios de animação que tanto seduzem crianças, jovens e adultos.

O curso é dividido em 3 seções: “Início“, “Guia do Aluno” e “Guia do Professor“. O parágrafo introdutório da seção destinada ao professor é bem esclarecedor:

O Pixar in a Box foi desenvolvido para ajudar os alunos a responder uma questão antiga: por que preciso aprender isso? Nossa resposta para essa pergunta é uma série de lições interativas, na qual cada uma demonstra como um conceito introduzido na escola é usado em benefício da criatividade na Pixar.

As principais matérias abordadas no “Pixar in a Box” são arte, matemática e ciências. Tudo é apresentado de forma divertida, com exemplos das animações já conhecidas pelos alunos. No vídeo inicial (que você pode ver acima do início do post), eles mostram, por exemplo, que a personagem “Alegria”, do filme “Divertida Mente”, foi criada para dar a impressão de ter sido feita de partículas de luz e, até chegar ao efeito desejado, foram desenvolvidas mais de 17 versões.

Para atender alunos de todas as idades, todos os vídeos são dublados em português e foram traduzidos com a colaboração da Fundação Lemann. Veja abaixo os links e descubra os mistérios da animação – que sempre soubemos, mas nunca haviam nos contado:

Guia do Professor
Curso completo

Que surjam muitos profissionais da Economia Criativa a partir desse curso! Parabéns à Pixar pela iniciativa.

Tags: , , , , ,