Fechar Menu [x]

Planeta dos Macacos: O Confronto

Audiovisual 07/08/14 - 10h Leonardo Cassio

planetadosmacacos

Estreou dia 24 de julho o filme “Planeta dos Macacos – O Confronto” (Dawn of the Planet of the Apes), continuação de “Planeta dos Macacos: A Origem” (Rise of the Planet of the Apes/ 2011). O blockbuster é um remake da conhecidíssima história de ficção científica, que teve sua primeira filmagem na década de 60, com direito a versão de Tim Burton no começo dos anos 2000. O segundo episódio desta nova série tem direção de Matt Reeves (Cloverfield/ 2008) e é muito bom, mantendo o nível do primeiro.

Apesar do filme ter pontos positivos em praticamente todos os quesitos, o que chama a atenção é a atuação do líder dos macacos, Cesar, vivido por Andy Serkis. Este ator britânico é – talvez o maior – especialista na técnica de motion capture. Através dela, é possível captar movimentos de atores reais e “transportá-los” para personagens em 3D. Quem assistiu à franquia “O Senhor dos Anéis” já viu o trabalho de Serkis, que viveu o monstrengo Smeagol/ Gollum. A propósito: a grande empresa que faz estes projetos para as telonas chama-se Weta Digital, pertecente a Peter Jackson, diretor da trilogia do Anel.

Pois bem, o filme é bom, a tecnologia é incrível, mas o que assombra mesmo é a atuação de Serkis. O símio vivido pelo ator é um poço transbordante de dramatização, não apenas pelos difíceis movimentos como macaco que precisou executar, mas principalmente pelas feições de raiva, dor, comoção, etc. É um perfeito macaco em 3D que na trama está se tornando cada vez mais humano e essa transformação é totalmente “compreendida” pelo espectador. Foi tão intenso o trabalho, que há publicações americanas, entre outras, questionando se não é merecido a indicação do ator para o Oscar – há uma carta-birra da academia na parte interpretativa, quando se trata de uma personagem em 3D.

Abaixo estão dois vídeos de bastidores. O primeiro (em inglês) é do filme de 2011 e mostra, entre outras curiosidade, Serkis em cenas bem interessantes. O segundo (legendado) é similar, só que do filme lançado agora. É diversão garantida. Clicando aqui, você poderá ver mais sobre o longa em seu site oficial e decidir se Cesar merece ou não ser indicado a estatueta!


Tags: , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS