Fechar Menu [x]

Por Onde Anda William Shakespeare?

Artes e Espetáculos | Audiovisual | Thais Polimeni | TVCULT 23/04/16 - 07h Thais Polimeni

73-shakespeare-lives

Por todo o mundo! Os textos de Shakespeare já foram traduzidos para mais de 100 idiomas, o dramaturgo já recebeu mais de 1.000 menções no cinema e inspirou líderes de todo o mundo.

Uma das comemorações do dia 23 de abril é o aniversário de morte do dramaturgo britânico William Shakespeare. Neste ano, essa data completa 400 anos e o British Council (que já falamos sobre ele aqui) criou o Shakespeare Lives, um programa global de atividades que celebram o trabalho do autor. Uma série de espetáculos de dança e teatro, exibições de filmes, exposições de arte e publicação de recursos educacionais para o ensino da língua inglesa estão programadas para acontecer em 2016.

O grande destaque do Programa é plataforma online ShakespeareLives, também com versão em português, que estimula a participação em massa dos admiradores de Shakespeare, como materiais didáticos para download gratuito (baixe aqui o pdf “Shakespeare Vive”, voltado para para professores de arte, e baixe aqui o Caderno de Atividades para ensino da língua inglesa); um hotsite sobre as receitas de poções, venenos e elixires presentes nas obras do autor; a campanha “Play Your Part” que divulga o trabalho de VSO – Volutary Service Overseas e convida todos para compartilhar a frase preferida de Shakespeare (Fernanda Torres, Gloria Maria e Jô Soares gravaram vídeos para a campanha), e o  link ao vivo para assistir às celebrações “Shakespeare Day Lives” que acontecem na Inglaterra.

A linguagem audiovisual recebeu uma atenção especial com duas grandes ações para disseminação da obra de William Shakespeare. O British Council está organizando exibições em cinemas do mundo todo e online, de filmes adaptados e inspirados na obra de Shakespeare produzidos desde 1899 até hoje. Os detalhes poderão ser encontrados no site do Shakespeare Lives. Outra ação, fortemente voltada para o meio digital, foi o convite feito pelo British Council para que pessoas do mundo todo reinterpretassem, de forma criativa, cenas de peças de Shakespeare, recriando as obras do dramaturgo na internet. Assista:

In Love with Shakespeare;
Júlio César;
Noite de Reis;
Romeu e Julieta;
Hamlet.

Além de tudo isso, o site oficial do Shakespeare Lives irá divulgar, continuamente, oportunidades de participar das atividades do programa em diversos países. Fiquem ligados e vamos celebrar a obra de William Shakespeare!

*A foto em destaque é “Alas, poor Yorick”, de Zoya Ignatova, uma das ganhadoras do Concurso “Shakespeare Lives in photogaphy“, promovida pelo programa.

Tags: , , ,