Fechar Menu [x]
Novos Posts

Curta Um Reggae Em 360º Nessa Viagem Por São Luís

Audiovisual | Cultura Digital | Leonardo Cássio | Música 07/04/17 - 05h Leonardo Cassio

67-sao-luis-doc-vice

Em maio, publicamos uma matéria sobre Maranhão (leia aqui), que faz parte do nosso especial Expresso Brasil (leia aqui), que apresenta uma série de curiosidades sobre o estado, uma, em especial, sobre sua capital São Luís, conhecida como a Jamaica Brasileira (veja aqui um vídeo que publicamos no nosso canal, na viagem da Thais para o Maranhão). O reggae é uma febre por lá, movimento iniciado nos anos 80 e ampliado nos anos 90, e existem diversas variações e subgêneros do estilo musical jamaicano, tocados em praças, bares, casas de show, etc, sendo que o foi incorporado à cultura popular da cidade e do estado.

O portal de notícias VICE produziu um minidocumentário bem peculiar sobre a relação de São Luís com o reggae. O repórter Felipe Larozza percorreu diversos bairros da cidade atrás das principais radiolas, sistemas de sons formadas por enormes caixas, comandadas por um soundsystem – pessoa que controla a aparelhagem – muito comuns na difusão do reggae.

“Por Dentro da Jamaica Brasileira” é bem curtinho, com cerca de 4 minutos, e é interessante não apenas pelo conteúdo original, que mostra a relação da cultura popular maranhense com o reggae, mas também por ser feito em 360°. Enquanto minidoc está passando, você pode mexer com seu mouse no vídeo e percorrer as locações por onde o projeto passou. É uma imersão literal na capital do Maranhão. Destaque para o trecho final, um rápido bate-papo com Serralheiro, codinome de Edmilson Tomé da Costa, DJ de 70 anos pioneiro no uso do reggae na noite maranhense. Clique aqui e acesse o minidoc (está publicado na FanPage da VICE)

Tags: , , , , ,