Fechar Menu [x]

Stone e Sua Obsessão Política

Audiovisual | Cultura Digital 13/06/14 - 11h Leonardo Cassio

snowden_stone

Exilado na Rússia, Edward Snowden é uma das grandes figuras emblemáticas deste novo e maluco século, sendo protagonista de um enredo tão miraculoso ou mais que o do WikiLeaks. O ex-agente da CIA de 30 anos jogou nos jornais The Guardian e The Washington Post uma série de documentos sobre vigilância global, tráfego de informações na internet, entre outras coisas “nada importantes”.

Não poderia ser diferente: o cara é um dos grandes procurados pelo bonzinho governo dos EUA. O cara tem coragem para doar para os heróis da Marvel ou da DC Comics.

É tão surreal a história que parece saída de um filme. No caso aqui é o contrário: a façanha de Snowden virará filme. Oliver Stone, tão conhecido por filmes políticos, será o responsável pelo projeto, baseado no livro “Os Arquivos de Snowden: a História do Homem Mais Procurado do Mundo”, de Luke Harding.

Particularmente, acho muito precipitado criar um filme sobre uma história ainda indefinida. O jovem está exilado, recentemente deu suas primeiras entrevistas para as televisões – incluindo uma rede brasileira, para qual afirmou vir ao Brasil caso ganhe asilo político – e com mais informações a serem divulgadas.

A favor, o currículo do cineasta: realizou grandes filmes políticos. “Wall Street – Poder e Cobiça” (1987), “JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar” (1991), “Nixon” (1995) e os dois títulos que lhe renderam o Oscar de Melhor Diretor: “Platoon” (1986) e “Nascido em 4 de Julho” (1989) são ótimos títulos de Stone, além de outros com menor vigor, como “W.” (2008), “As Torres Gêmeas” (2005) e “Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme” (2010).

O que conta é que o filme sairá. Por ter um olhar aguçado e um interesse incomum sobre as mazelas políticas, aposto que o filme será interessante, mesmo com desdobramentos reais ainda por acontecer.

Para se ter ideia, o passaporte do americano está cancelado e seu asilo político é de um ano, o que dá em agosto/2014, com promessa de prolongamento pelo Governo Russo. Aliás, Stone deve estar adorando esse asilo da Rússia a contragosto dos EUA…

Enquanto aguardamos o novo projeto de Oliver Stone, vamos relembrar seus dois maiores sucessos como diretor:



 

Tags: , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS