Fechar Menu [x]

A Psicanálise Aliada À Dramaturgia Em TERRADOIS, Novo Programa Da TV Cultura

Audiovisual | Cultura Digital | Thais Polimeni 20/03/17 - 06h Thais Polimeni

57-terradois-tvcultura

Gentilmente, estou aqui, neste espaço, para essa minha terapia. (…) Colocar no papel (ou na tela do computador) minhas reflexões me alivia e deixa minha alma muito mais segura e tranquila, como se eu dissesse para o mundo o quanto humana sou, o quanto minha força inabalável e minha independência não passam de uma defesa que construí para não mostrar meus medos, minha insegurança, minhas decepções, minhas preocupações, minhas frustrações e minha carência“. Há quase quatro anos, escrevi esse texto na crônica “Confissão”, no Jornalirismo. Há pouco mais de 4 anos, publicava minha primeira crônica no portal. Desde então, comecei a exercitar meu lado observadora das relações e reações, dos sentimentos e sensações e, assim, percebi que a arte tem uma função maior do que entreter: ela também nos ajuda a compreender o tempo em que vivemos (sempre falo sobre isso nas entrevistas da TVCult e em alguns posts daqui do blog).

Quando fiquei sabendo da estreia do novo programa da TV Cultura, “TERRADOIS“, me senti representada. Adoro conversas e projetos que abordem a psicanálise associada à arte com o objetivo de entender a pós-modernidade. Sempre fui fã do Café Filosófico, do Ensaio e do Móbile, todos da TV Cultura. E TERRADOIS, pelo jeito, vai misturar a essência desses três programas: a psicanálise e filosofia do Café Filosófico, o clima de “bastidores” apresentado nas entrevistas do Fernando Faro, no Ensaio, e o resultado misturado à desconstrução do processo de criação de Móbile. Delícia!

Apresentado pelo psicanalista Jorge Forbes e pela atriz Maria Fernanda Cândido (achou estranho ela apresentar um programa com esse tema? Além de atriz, ela é sócia da Casa do Saber, que há alguns anos propõe aulas e debates sobre arte, filosofia e psicanálise :) ), TERRADOIS vai abordar assuntos como trabalho, relações entre pais e filhos, amor e realidade virtual. O estudo psicanalítico é o fio condutor do programa, que se utiliza da dramaturgia e do processo criativo para inserir o telespectador nas reflexões propostas.

TERRADOIS estreia nessa terça-feira, 21 de março de 2017, às 22h30, na TV Cultura. Não há confirmação se o programa será exibido pela internet (esperamos que sim! Especialmente para quem não tem acesso ao canal). Estou curiosa pra ver s2

Tags: , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni