Fechar Menu [x]

Documentário Mostra a História das Mega Turnês dos Beatles

Audiovisual | Leonardo Cássio | Música 07/02/17 - 09h Leonardo Cassio

30-the-beatles-documentario

Difícil de se imaginar que é possível conferir um documentário com material inédito, cujo recorte temático apresente algum traço curioso da carreira dos Beatles. “The Beatles – Eight Days a Week: The Touring Years“, dirigido por Ron Howard (“Uma Mente Brilhante” e “Rush: No Limite da Emoção”) consegue as duas coisas: reunir material inédito do Fab Four e concentrar a narrativa em um ponto importante da carreira da banda, que foi a relação dela com os grandes concertos nos Estados Unidos, gerado pela Beatlemania, nos anos 60.

O projeto é fruto de uma extensa pesquisa no acervo dos Beatles, incluindo incursões em emissoras de pequenas cidades dos Estados Unidos, cujo material foi restaurado, somado aos depoimentos recentes de Ringo Starr e Sir Paul McCartney.

A história acerca dos grandes shows dos Beatles é notoriamente conhecida na biografia da banda. O mérito do documentário é apresentar imagens inéditas que mostram o impacto, a catarse que os Beatles causaram nos EUA e o porquê de eles decidirem parar com os mega shows no auge da carreira, tudo contado de forma cronológica, o que ajuda quem não conhece a fundo a carreira da banda.

Os Beatles iniciaram sua trajetória em Liverpool, Inglaterra. Em 1963, a banda estava completamente profissionalizada, graças ao trabalho do produtor Brian Epstein, que modificou o som, os hábitos e o modo de se apresentar do quarteto. No ano seguinte, conquistaram o mercado dos EUA e em pouco tempo desembarcaram por lá. Depois de muitos shows, em 1965 eles se apresentaram para 56 mil pessoas no Shea Stadium, Nova York, um recorde. No entanto, os músicos começaram a ter repulsa por eventos deste porte, pois a gritaria dos fãs abafava as músicas e, no fim das contas, não estava fazendo sentido tocar. Lembre-se que, na época, a aparelhagem de caixas de som, amplificadores e etc. não tinham a sofisticação de hoje. Os Beatles resolveram parar com as turnês e shows, realizando a última apresentação em 1966, no Candlestick Park, São Francisco, EUA.

Iniciou-se uma nova fase na carreira do Fab Four. Lançaram os álbuns “Revolver” (1966) e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967), com uma sonoridade mais psicodélica, com experimentalismos e cujo som não se enquadrava em estádios e parques para dezenas de milhares de pessoas. Os Beatles só tocariam ao vivo, juntos, em 1969, no topo de um prédio em Londres, encerrando, de vez, as apresentações da banda.

O documentário passou por mais de 30 países e ficou em cartaz no começo de fevereiro aqui no Brasil. A Universal Music lançou o material em DVD, em duas versões: a simples, com a íntegra do projeto, e uma especial, com 100 minutos de material extra e um livreto com 64 fotos raras. É para enlouquecer os fãs… Mas, por enquanto, só para o exterior. Aguardamos ansiosamente o lançamento aqui no Brasil!

Tags: , , , ,