Fechar Menu [x]

Violência Doméstica É Retratada Em Clipe Sensível

Audiovisual | Cultura Digital | Leonardo Cássio | Multicultural 28/04/17 - 10h Leonardo Cassio

77-grow-frances

A violência doméstica contra a mulher continua, por mais surreal que pareça, sendo um dos principais problemas sociais no mundo. Segundo dados da organização não governamental ActionAid, ela é responsável pela morte de 5 mulheres por hora no mundo. Além da morte, há uma série de outras graves consequências resultantes de agressões causadas por parentes ou cônjuges.

A entidade britânica REFUGE, que combate violência doméstica contra mulheres e crianças, realizou uma ação conjunta com a cantora Frances e sua gravadora, a Universal Music britânica, e lançou um clipe animação, Grow, que apresenta uma personagem feminina que vai tendo sua vida “apagada” por conta das violências que sofre. A narrativa é baseada na história real de Melanie Clarke, que sofreu por mais de uma década abusos físicos e psicológicos de seu ex-parceiro e somente quando recebeu ajuda da Refuge se libertou do sofrimento de anos.

A Refuge auxilia cerca de 5 mil mulheres e crianças que sofrem abusos domésticos, e a ideia com o clipe é mostrar às pessoas que passam por esse problema que elas não estão sozinhas.

A animação mostra a personagem em ações cotidianas, como se ela fosse invisível aos olhos dos outros. Essa é uma das facetas mais cruéis da violência doméstica, na verdade da violência sistemática em geral, que é o sentimento de desaparecimento social, da destruição da autoestima da pessoa, de modo que ela simplesmente deixa de ter vontade de se relacionar com amigos, parentes e desconhecidos por medo, vergonha e por falta de vontade de viver.

O clipe é sensível, embalado pela bela e melancólica voz da cantora Frances, e transmite uma mensagem de esperança contra a covardia praticada por homens que batem, violentam e humilham mulheres e, não nos esqueçamos, crianças.

Assista ao clipe e acompanhe o importante trabalho da REFUGE e de institutos brasileiros como a Agência Patrícia Galvão e Instituto Avon, que trabalham com causas importantes às mulheres.

Tags: , , , , , , ,