Fechar Menu [x]

@1_cafe_e_a_conta

Cultura Digital | Multicultural | Thais Polimeni 14/02/14 - 02h Thais Polimeni

nova-foto-1-cafe-e-a-conta

Como já comentei aqui no blog, sou apaixonada por café. Sou daquelas que nunca termina um passeio sem um cafezinho no final, mesmo se ele vier depois de muitas garrafas de cerveja ou de “uns bons drink”.

Não lembro muito bem como eu descobri esse perfil do Instagram, mas já faz algum tempo que venho seguindo o “@1_cafe_e_a_conta” e notei que rapidamente ele se aproxima dos 11 mil seguidores.

Depois do post que eu fiz sobre o mapa do café, resolvi me aprofundar mais no tema e conversar com outros amantes da bebida, fazendo uma série de posts sobre café: “Se eu conseguisse começar com “@1_cafe_e_a_conta”, seria perfeito…”, pensei.

Pois é, nossos desejos se realizam e, depois de uma conversa inspiradora com a criadora desse Perfil no Instagram que se tornou referência em cafés, eis aqui a matéria… Com uma novidade no final.

Marina Bandeira Klink participou ativamente na área de organização de eventos por mais de 30 anos, tornando-se um nome bem conceituado no setor. Nesses últimos 3 anos, Marina decidiu se reinventar e passou a se dedicar mais intensamente àquele que sempre foi seu hobby -o registro fotografias de natureza-, tendo lançado seu livro de fotografias no ano passado.

1_cafe_e_a_contaDurante suas viagens a destinos remotos, ou mesmo quando está nos grandes centros urbanos em reuniões de trabalho, como uma brincadeira, Marina passou a fotografar os cafés que tomava. Percebeu que a apresentação dos cafés é sempre criativa ou caprichada e que cada dose traz muito da cultura do local onde se está (senti uma imensa identificação com ela. Ela me fez perceber que no meu celular, o que mais tem são fotos de café!).

Quando Marina sentiu que havia acumulado uma coleção considerável de fotografias, teve um insight: criar um perfil no Instagram, dedicado a café, e compartilhar suas fotos com quem tivesse interesse no assunto. Totalmente sem pretensão, Marina criou o famoso “@1_cafe_e_a_conta”.

Quando o perfil estava sendo seguido por quase 3.000 pessoas, aconteceu um aumento vertiginoso do número de seguidores: foi quando Marina passou a receber -e compartilhar- fotos dos seus cafés dos seus amigos. Mas ela faz a escolha com muito critério. Não é qualquer foto que é postada! Ela faz pessoalmente a curadoria das fotos recebidas e posta apenas fotos boas, de autoria conhecida, tiradas em locais devidamente identificados.

Ao longo do dia suas postagens são dividas em 2 ou até 3 momentos:

1ª) De manhã: Quem segue “@1_cafe_e_a_conta” é brindado com um “Bom dia” e uma imagem de café em uma alguma parte do mundo. Ela tenta diversificar ao máximo e apresentar cenários surpreendentes.

2ª) De tarde:@1_cafe_e_a_conta” apresenta uma imagem de café em um ambiente interno, uma composição estilosa ou um coffee shop interessante.

3ª) A terceira imagem é postada em função da interação dos seus seguidores ao longo do dia, “para não dar uma overdose de cafeína“, brinca ela. Essa terceira postagem diária do “@1_cafe_e_a_conta” pode ser uma imagem criativa, uma personalidade pública tomando café ou uma fotografia de um detalhe que define como café-arte (aqueles lindos desenhos elaborados na espuma, feitos por baristas, alguns quase anônimos, espalhados pelas cafeterias do mundo).

O objetivo do perfil não é analisar qual é o melhor café ou cafeteria da Terra, nem mesmo qual é o melhor lugar da cidade para se tomar um bom café. “@1_cafe_e_a_conta” pretende mostrar o café a partir das suas principais essências: democrática, popular e globalizada.

Para democratizar seu trabalho, existe também o mesmo perfil no Facebook. Mas, como ela mesma diz, a linguagem dos seus posts é estruturada para o Instagram.

Em um ano e meio, Marina se orgulha de já ter compartilhado com seus seguidores uma verdadeira volta ao mundo através dos seus posts “em latitudes e longitudes“, explica.

Leitores instagramados, não deixem de seguir! É divertido.

E uma novidade: em breve, “@1_cafe_e_a_conta” vai virar livro! O boneco já está pronto e a Editora Victoria Books está na fase de captação de patrocínio. Quem tiver interesse, é só entrar em contato pelo Instagram 😉

*A foto do post foi clicada pela própria Marina, fotógrafa e criadora do Perfil @1_cafe_e_a_conta.

*Update de foto em destaque: 27/12/2016

Tags: , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS