Fechar Menu [x]

#ApostaCult: A Estética Negra no Canal Afros e Afins

APOSTACULT | Cultura Digital | Leonardo Cássio 09/01/17 - 09h Leonardo Cassio

afros-e-afins

Para começar 2017, como se diz no popular, “voando”, a seção ApostaCult, que reúne pessoas ou projetos (famosos ou não) que estão se destacando com trabalhos importantes e diferenciados na área cultural, apresenta o canal do Youtube Afros e Afins, da estudante de Ciências Sociais Nátaly Neri.

Criado em 2015, Afros e Afins conta com mais de 150 mil inscritos e tem como foco a mulher jovem negra, apresentando conteúdos sobre três vertentes:

1) Estética Negra: Cabelo e Maquiagem;
2) Empoderamento;
3) Moda Consciente: Brechó e Costura

Há outras duas playlists no canal: Vlogs e EntreVistas Negras.

O sucesso do canal se dá por diversas razões. O primeiro, evidente, fruto do próprio processo vivido pela Nátaly em se descobrir negra, é o protagonismo da mulher afro. A jovem criou o canal para dialogar com outras jovens negras usando a estética como argumento de persuasão. Escolha mais do que acertada, uma vez que é notória a falta de espaço, nos mercados da moda e beleza, para os negros. Diante deste quadro, a youtuber, com muita criatividade, apresenta dicas interessantes e que cabem no bolso de sua audiência, composta por muitas jovens de baixo poder aquisitivo.

Fora o conteúdo para o público-alvo, o canal acaba por ser um importante espaço para discussão de gênero e etnia, ampliando muito mais o objetivo primário de conteúdo. Nátaly Neri é reconhecida como uma ativista digital, desempenhando um papel importante no fomento da cultura negra. Outro motivo da ascensão do canal é a abordagem do empoderamento feminino, tema para o qual muitas pessoas torcem o nariz, mas que é um dos pilares do Afros e Afins.

A plataforma Youpix, referência em cultura digital, soltou uma lista com os 30 principais influenciadores digitais em 2016 e a Nátaly Neri está lá, merecidamente.

Além de inscrever-se no canal, você pode seguir o trabalho do Afros e Afins pelo Facebook, Instragram, Twitter e Snapchat (nerinataly).

Tags: , , ,