Fechar Menu [x]

Antologia Perdida

Cultura Digital | Literatura 15/08/14 - 09h Leonardo Cassio

revistasouzacruzbanner

Nas idas décadas dos anos 1900, especificamente entre os anos de 1926 e 1935, circulou uma importante publicação de cultura e comportamento: a Revista Souza Cruz. E não fique com dúvida, a revista é da marca que você está pensando, mesmo!

Na época em questão, a revista tinha aproximadamente 70 mil assinantes (um feito) e contava com esse pessoal como colaborador: Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Lima Barreto, Cecília Meireles e Di Cavalcanti, só para citar alguns nomes. Conteúdo bom é o que não faltou.

E toda essa riqueza aí estava longe do povo até que a Debê Produções, de Marcio Debellian, conseguiu reunir 198 edições das 211 realizadas e publicou impressa e digitalmente em 7 capítulos temáticos: Crônicas, Galeria, Literatura, Mulher, Poesia, Publicidade e Revista #1, que é um exemplar ilustrativo de como era a revista e, consequentemente, os produtos editorais da época.

Além da riqueza histórica e social, impressiona a quantidade de arte contida na revista. Muitos poemas e textos de grandes escritores foram publicados pela primeira vez na mídia em questão.

E onde eu compro os volumes impressos? Em lugar nenhum. A tiragem de mil exemplares foi distribuída para universidades, bibliotecas e outros locais de pesquisa. E por ter sido patrocinada via Lei Rouanet (adivinhem por quem???) a comercialização, apesar de possível, não é muito bem aceita.

“Então li essa ‘materica’ à toa?” Não, jovem! Clicando aqui você terá acesso ao formato digital dos fascículos e, ainda por cima, poderá conferir toda Ficha Técnica do projeto e um vídeo de apresentação. Tem bastante coisa legal, mas particularmente indico a unidade Poesia e Galeria. A de publicidade é interessante, também, ainda mais se levarmos em conta que a revista pertenceu a uma marca que abriu espaço para anunciantes diversos. Só não deixe de ver o POESIA!

Inicie essa pesquisa maravilhosa tendo em mente o contexto da época, para aproveitar melhor a viagem!

Tags: , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS