Fechar Menu [x]

ApostaCult: Conheça e Se Emocione com o Projeto SP Invisível

APOSTACULT | Cultura Digital | Leonardo Cássio | Multicultural 09/10/15 - 08h Leonardo Cassio

sp-invisivel

Na faculdade, tive uma matéria embaçada, “Comunicação Comparada”, e em uma das aulas a professora fez uma fala que não saiu da minha cabeça: “O pior para um ser humano é ser invisível. Se você é abordado em semáforo, mesmo que não dê uma moeda, fale algo para pessoa. Fechar o vidro e não falar nada é negar humanidade àquela pessoa e transformá-la em invisível“. A coisa me pegou tanto que até conto virou.

Sendo assim, empolgação é pouco o que senti quando tomei contato com o projeto SP Invisível. Segundo a própria definição, o SP Invisível é um movimento que visa abrir os olhos e a mente através das histórias dos invisíveis para motivar as pessoas a ter um olhar mais humano.

Através de uma página bem legal, o coletivo apresenta histórias de pessoas que moram nas ruas e que têm, sempre em comum, dois aspectos: um processo de vida difícil, chegando a ser surreal em alguns casos, e o fato de serem invisíveis.

O movimento merece destaque por dois motivos: primeiro, por dar voz às pessoas de rua, que sempre aparecem na mídia com a pauta da violência, sendo que apenas uma minoria comete ou cometeu crime. Um morador de rua é uma pessoa como nós (leia no site do projeto “3 Mitos Sobre a Abordagem”). Além disso, pequenas ações de solidariedade acabam acontecendo por osmose, como o caso do Adriano, que realizou sua vontade. Segundo, o SP Invisível cumpre a importante função de humanizar as pessoas. Isso quer dizer que o leitor ou participante do projeto é tão ajudado quanto o morador de rua, pois a sensibilização com relação ao outro é uma das coisas mais essenciais nestes tempos conturbados. Todo mundo ganha com o projeto.

Acesse e mude seu olhar sobre as pessoas de rua e sobre si próprio!
Tem Facebook, Youtube e Instagram.

Culters: indicamos também a página Humans of New York, que apresenta pessoas comuns no dia a dia de uma das maiores metrópoles do mundo.

Na foto do banner, Sandro Alves, pai da pequena Elizabeth.

Tags: , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.