Fechar Menu [x]

Aprenda sobre Acessibilidade Cultural na TVCult!

Cultura Digital | Thais Polimeni | TVCULT 21/06/16 - 05h Thais Polimeni

154-TV-CULT-ACESSIBILIDADE

A Cultura deve ser acessível a todos que quiserem consumi-la. Porém, é comum vermos eventos culturais realizados em locais impróprios para pessoas com mobilidade reduzida ou projetos que não atendem pessoas com qualquer tipo de deficiência, como auditiva ou visual.

Nos projetos aprovados em leis de incentivo à cultura é obrigatória a criação de ações de acessibilidade cultural, como por exemplo: a garantia de escolha de teatros com espaço para cadeira de rodas, sessões com tradução em libras, quantidade de livros em braile, vídeos com audiodescrição e legendagem…

Neste vídeo da TVCult, damos dicas de ações para cada tipo de deficiência, além de sites que abordam o tema. Veja abaixo a lista de sites que falamos no vídeo, com link direto para eles:

Blog Acesso
Plataforma do Instituto Votorantim que divulga ações de acessibilidade cultural. A atualização do blog se encerrou no início do ano, mas é possível pesquisar matérias anteriores, disponíveis no acervo.
Clique aqui e conheça!

Hand Talk
A Hand Talk realiza tradução digital e automática para Libras, utilizada pela comunidade surda. O app é comandado por um simpático intérprete virtual, o Hugo, personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão.
Clique aqui, conheça o Hugo e baixe o app!

Guia de Acessibilidade Cultural
Plataforma que disponibiliza informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais na cidade de São Paulo. São 251 locais listados, atualizados periodicamente. A curadoria levou em conta a oferta de acessibilidade física dos espaços, o acesso às informações, a mediação para o público com deficiência e as propostas inclusivas desenvolvidas pelo local. Além disso, foi avaliada a oferta de recursos como intérpretes de libras, audiodescrição, legendagem e o atendimento ao público com deficiência intelectual.
Clique aqui e conheça os espaços culturais acessíveis na cidade de São Paulo!

Memorial da Inclusão
Espaço localizado nas dependências do Memorial da América Latina, oferece informações sobre o histórico das ações de acessibilidade no Brasil, incluindo uma área especial para as Paralimpíadas.
Clique aqui (a site é todos acessível, desde a home!) e programe uma visita gratuita: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 261 – Barra Funda. São Paulo – SP.

Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Essa secretaria é um órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (que era um Ministério, vale lembrar) e coordena políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.
Clique aqui e acesse o site com as informações dos projetos desenvolvidos pela Secretaria.
Clique aqui e acesse as publicações em pdf disponíveis para download.
Clique aqui e preencha o formulário de contato para receber a Newsletter com novidades sobre o tema!

Diálogo no Escuro (clique aqui e leia a matéria que fizemos!)
Exposição criada em Berlim, em que o público vivencia a experiência de uma pessoa com deficiência visual.
Até 16 de julho de 2016
Segunda, Terça, Quinta, Sexta e Sábado, das 11h às 18h30
Quarta, das 13h às 20h30.
R$12,00 e R$30,00
Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré. São Paulo – SP

—FICHA TÉCNICA TVCult | 8/ 2016
Direção, Captação de Som e Imagem e Edição: André Cobra, da Bemdito Comunicação
Produção: Leonardo Cássio e Thais Polimeni, da Cult Cultura e André Cobra, da Bemdito Comunicação
Apresentação: Leonardo Cássio e Thais Polimeni
Locação: EMP – Rua Dona Maria Paula, 78 – 10º andar. Bela Vista. São Paulo – SP

Tags: , , , , , , , ,