Fechar Menu [x]

Conheça o Dicionário Indígena do Museu do Índio

Cultura Digital | Patrimônio | Thais Polimeni 19/04/16 - 03h Thais Polimeni

66-dia-do-indio-tania-rego

Como falamos no post anterior sobre o Museu do Índio, há muitos museus com foco na temática indígena no Brasil: Museu do Índio de ManausEmbu das Artes; o Museu da Cultura, em São Paulo; e o Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

Para facilitar o acesso à cultura indígena para quem não pode ir presencialmente a essas cidades, foi criado o Museu Virtual do Índio. Ele é como uma revista eletrônica, com curiosidades sobre as tribos brasileiras e um link especial para o Dicionário Indígena (em que eu, particularmente, fiquei viajando e procrastinando, com vontade de incluir o Tupi como o próximo idioma a ser estudado da minha lista).

O dicionário é dividido por palavras na língua portuguesa e a sua correspondente em diversas outras línguas indígenas, afinal, não é só de tupi-guarani que vivem os índios. Tem muitas palavras interessantes que nos fazem refletir sobre alguns nomes que utilizamos. “Pom”, por exemplo, quer dizer “brincar”. Será que daí veio do nome do “pom-pom“? “Saara” quer dizer “jacaré”! “Pitat” quer dizer “muito”, diferente da “pitada” que entendemos como “pouco” (prestem atenção quando forem aprender uma receita indígena!). E por aí vai!

Clique aqui, acesse o dicionário indígena do Museu do Índio (que não está relacionado a nenhum museu citado acima) e divirta-se!

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Tags: , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS