Fechar Menu [x]

Crowdsourcing para jornalistas

Cultura Digital 16/04/14 - 05h Thais Polimeni

crowd_jorn

Sou fascinada por crowdsourcing, economia do compartilhamento e suas variáveis. Um vídeo que eu recomendo pra todo mundo que quer saber um pouco mais sobre esse mundo é a apresentação de Lisa Gansky no TED:

Tem surgido, no mundo inteiro, sites e plataformas baseadas no conceito do compartilhamento. Há pouco tempo, descobri dois sites brasileiros de alta qualidade para quem trabalha com comunicação e conhecimento.

Um deles é o “Ajude um repórter“. Nele, podemos fazer dois tipos de cadastro: como fonte ou como jornalista. Podemos nos disponibilizar para ser fonte de matérias da GNT, Globo News, CBN (alguns dos veículos que utilizam a plataforma), ou, no caso de jornalistas, podemos solicitar fontes para as pautas que estamos escrevendo.

Tenho utilizado o “Ajude um repórter” para a série de posts sobre cafés. Os três últimos posts, por exemplo, foram sugeridos pelas fontes de lá!

Outro site é sobre fotografia: o “Fotos Públicas“. Diariamente são publicadas fotos em alta resolução, livre de direitos autorais, sobre grandes eventos da atualidade. Copa do Mundo, inauguração de aeroportos, eventos culturais… Tudo isso com qualidade fotojornalística. Vale a pena conferir!

E por falar com compartilhamento, aí vai uma reflexão para o mundo offline. Só pra descontrair: https://www.youtube.com/watch?v=N1j1chlaUMA

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS