Fechar Menu [x]

Economia do Compartilhamento

Cultura Digital 25/07/11 - 09h Cult Cultura

“Economia Criativa”, “Economia do Conhecimento”, “Economia do Compartilhamento”… A Economia se renova a cada dia, como a tecnologia se renova a cada iPhone e iPad da vida.

Esses dias, vi um vídeo sobre “The Mesh”, que é a “Economia do Compartilhamento”, a mesma ideia do “Wikinomics”, nomes diferentes para basicamente a mesma teoria.

Nomenclaturas a parte, a Economia do Compartilhamento segue um ensinamento antigo, que é o de compartilhar o que temos, deixar de lado o sentimento possessivo, dividir os bens materiais para o bem da humanidade.

É curioso ver que, em um evento de repercussão internacional, discuta-se sobre esse tema, que nada mais é do que “fazer o bem”, algo que deveria ser inerente a todos nós.

Nessa semana, uma amiga, Natália Venâncio, postou a seguinte frase no Facebook:

‘Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios’ – Gloria Kalil“.

E comentou: “Isso não é só ser chique, é ser digno!…é o mínimo!

Ensinar sobre ética, valores e dignidade parece que virou tendência. Não isso que seja algo ruim, mas a partir do momento que alguém precisa falar publicamente que “Compartilhar é bacana”, que “Ser chique é honrar com sua palavra”, etc, quer dizer que muita gente não tem tido essas atitudes.

De qualquer forma, se o caminho for criar nomes bonitos e mercadológicos para ensinar as pessoas a conviver da melhor maneira, que o façamos! E que venham mais Economias!

Assistam ao vídeo (está em inglês) e compartilhem (em todos os sentidos).

Por Thais Polimeni

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Cult Cultura

Cult Cultura

Plataforma digital de cultura e economia criativa.

RELACIONADOS