Fechar Menu [x]

Projeto “Sabor de Memória” integra Gastronomia e Cultura em E-Book Gratuito

Cultura Digital | Leonardo Cássio | Multicultural 25/05/15 - 01h Leonardo Cassio

sabor-de-memoria-banner

Aqui na Cult falamos sobre a busca da legitimação da gastronomia como patrimônio cultural e de como algumas regiões brasileiras são reconhecidas pelos ofícios e fazeres culinários.

Eis que o simpático município de Cosmópolis (cerca de 130 km da capital paulista) comprova o que foi dito acima com o saboroso projeto “Sabor de Memória – A Cozinha do Imigrante”. Trata-se de um livro digital que compila as receitas das comunidades imigrantes da cidade, salvaguardando o patrimônio histórico construído nas cozinhas de centenas de munícipes ao longo de anos.

É um viés de preservação muito interessante o deste projeto, pois, além de compilar o conhecimento popular das famílias de Cosmópolis, homenageando as comunidades estrangeiras e mostrando sua importância na matriz de formação do município, ajuda a manter vivos os costumes de forma prática, uma vez que todas as receitas são apresentadas com seus respectivos modos de preparo. Por ser digital, está disponível para qualquer um, com a ressalva feita pela Vivian, do Centro de Memória de Cosmópolis, entidade responsável pelo projeto, de que algumas pessoas da região, por serem de idade, não estão conseguindo usufruir do projeto por inabilidade com ferramentas digitais. Para sanar o problema, há um projeto para livro impresso.

São 62 receitas salgadas e 70 doces de deixar qualquer filho de Deus perdidinho no pecado da gulodice. Há pratos italianos, árabes, alemães, portugueses, poloneses, espanhóis, libaneses, japoneses e alguns brasileiros, de origem indígena. Vale uma observação aqui: todas as receitas informam os nomes das pessoas que as enviaram, mostrando o caráter democrático e colaborativo do “Sabor de Memória – A Cozinha do Imigrante”.

Acesse o projeto e corra para a cozinha para se deliciar com os sabores que construíram a história de Cosmópolis.

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.