Fechar Menu [x]

Sua Selfie Vale Dinheiro!

Cultura Digital | Leonardo Cássio 06/06/16 - 07h Leonardo Cassio

141-pay-yourselfie

A selfie é uma das principais formas de autorrepresentação das pessoas conectadas. Tirar fotos em poses engraçadas ou esdrúxulas, dentro de elevadores, banheiros, academias ou quartos e postar imediatamente nas mídias sociais é uma das coisas mais adoradas pelos adolescentes e jovens.

A selfie transformou-se em uma espécie de registro em tempo real de momentos importantes com família e amigos ou de coisas banais, como uma cara de sono ou um olho roxo adquirido em uma briga. Não se vai a um show, evento social, passeio ou viagem sem fazer uma selfie. Só se você for louco ou antiquado como eu, que não sabe usar o Snapchat e acha brega pau de selfie.

A questão é que selfie tem valor. O narcisismo juvenil é a base do modelo de negócio da Pay Your Selfie, uma startup que remunerará pessoas acima de 18 anos cujas selfies apresentem marcas e produtos. Basta baixar o app, tirar selfies, seguir as instruções e ganhar um dindim honesto. É um product placement moderno. É a era do merchandising no Instagram.

Cadernos de economia e comportamento nos Estados Unidos fizeram resenhas favoráveis à startup, que, de acordo com as matérias, conseguiu monetizar hábitos comportamentais irrefreáveis dos jovens. A discussão da parte negativa fica em torno do valor pago às selfies, que variam de U$1 a U$20 e demanda uma quantidade alta de clicks para se ter um retorno interessante. Não deve ser um problema isso, basta observar a quantidade de selfies que um adolescente posta por dia hoje.

A empreitada é nova, o que dá possibilidade de testar formatos comerciais. Mesmo assim, o Pay Your Selfie tem muitas marcas em seu portfólio. Uma coisa a ser observada é que esta nova geração consome marcas e produtos, servindo de porta-vozes destas, desde que elas não pisem na bola com o que vendem ou na forma que se relacionam com seus consumidores. Isso pode ser um problema futuro enfrentado pela startup. No momento é hora de lucrar com a proposta criativa.

E você, já fez sua selfie hoje?

Obs: em português, há muitas discussões sobre o gênero de selfie: seria “o” selfie” ou “a” selfie? Alguns defendem “o” devido a nossa gramática ser predominantemente masculina em palavras de origem estrangeira. Outros defendem “a” por se tratar de “fotografia”. Ficamos com a segunda, que é mais utilizada no dia-a-dia.

Photo credit: kennysarmy via Visualhunt / CC BY-NC-ND

Tags: , , ,