Fechar Menu [x]
Se Mistura na Foto

#CultIndica: Livro do Portal Jornalirismo

CultIndica | Leonardo Cássio | Literatura | Multicultural 19/01/17 - 09h Leonardo Cassio

12-o-mundo-e-mais-bonito-pelo-olho-da-poesia-jornalirismo

2016 foi um ano horripilante para muita gente, inclusive para mim. Mesmo em um ano muito ruim, algumas escolhas são acertadas. O último livro que li em 2016 entra no rol de acertos, ajudando aliviar a tensão do famigerado ano passado.

O Mundo É Mais Bonito Pelo Olho da Poesia” foi lançado em abril de 2016 e é uma compilação de textos, quadrinhos e fotografias de 82 colaboradores do portal Jornalirismo, de parte da produção publicada entre 2007 e 2014, cuja curadoria/ organização é do próprio responsável pelo Jornalirismo, Guilherme Azevedo.

O livro, um catatau de 550 páginas, é dividido nas seguintes seções:

É no Encontro que nasce a boa história: Grandes reportagens
Grandes viagens, que apresenta coberturas jornalísticas e entrevistas

É no encontro que nasce a boa história: Perfis
Divertidas figuras desse nosso Brasil

A revolução criativa e outras histórias: Crônicas sobre Propaganda
Boas e curiosas histórias da publicidade no país

Fotolirismo: Ensaios fotográficos
3 instigantes compilações de ensaios temáticos

Bom humor quadro a quadro: HQs

A literatura é sempre o melhor prato do dia: Poemas

A literatura é sempre o melhor prato do dia: Contos e Crônicas

A infância é a casa onde mora a fantasia: Contos infantojuvenis

O fator presença: Nossos debates
Cobertura dos eventos Jornalirismo Debate e Entrevista Aberta

O livro é interessante por ser bem abrangente. Há diversos tipos de texto – jornalístico, conto, crônica, poemas, etc. – que possibilitam uma leitura gostosa e reflexiva. Claro que existem as predileções, tanto de tipo de texto quanto de autor, mas ler “O Mundo É Mais Bonito Pelo Olho da Poesia” é mergulhar na pluralidade da literatura brasileira, cuja maior parte da produção é de escritores e autores novos, apostas do Jornalirismo, que busca democratizar a literatura, a comunicação e a cultura apostando em iniciantes ou escritores que ainda (ainda!) não estão no mainstream. Friso aqui que há entre os autores alguns com carreira consolidada, mas é a minoria.

Antes de passar a lista do que considerei os pontos altos do livro, preciso lembrar ou contar ao leitor que eu e a Thais temos, cada um, 3 textos publicados na compilação, o que aumenta o carinho pela obra, pelo Jornalirismo e pelo Guilherme Azevedo.

Destaco: As coberturas jornalísticas do Guilherme pela Angola, as matérias especiais sobre o Manguebeat, as divertidas crônicas de propaganda feitas pela Graça Craidy; os 3 ensaios fotográficos do livro, os poemas “Sou Destro” e “Marginais”, os contos de Luiz Filho, as crônicas da Thais Polimeni e a cobertura do Entrevista Aberta com o publicitário Washington Olivetto. Isso é o que eu mais gostei, mas há muita coisa boa para você se fartar de ler.

“O Mundo É Mais Bonito Pelo Olho da Poesia” pode ser adquirido neste link e você pode ler muitos outros textos no portal que deu origem ao livro.

Tags: , , , ,