Fechar Menu [x]

Discípulo de Guimarães

Artes e Espetáculos | Literatura 12/03/14 - 09h Leonardo Cassio

rudifran_banner

Quando a Cult Cultura realizou um trabalho com a SP Escola de Teatro, liderada por Ivam Cabral, tive a felicidade e o privilégio de ganhar a Coleção Primeiras Obras, coletânea de 61 textos teatrais, divididos em 10 volumes.

As dramaturgias são de pessoas ligadas à cena teatral da Praça Roosevelt, reduto de teatros alternativos no centro da cidade de São Paulo e que hoje abriga a unidade principal da SP Escola de Teatro.

Depois de um tempo tomando pó, iniciei a leitura da coletânea pelo texto de Rudifran Pompeu, “A Casa”. E não poderia ter feito escolha mais acertada.

Dramaturgo, ator e diretor teatral, Pompeu é criador do coletivo Redimunho de Investigação Teatral, que trabalha pesquisas ligadas ao Homem do Campo, tendo como inspiração o escritor Guimarães Rosa que, no caso, tenho como predileto na literatura brasileira.

“A Casa” foi o resultado de um extenso trabalho de pesquisa realizado na terra natal do escritor, Cordisburgo (MG). Pompeu narra causos da vida sertaneja, histórias tiradas das conversas e prosas com os habitantes de lá, transformando a simplicidade daquelas vidas em algo poético e sensível.

A peça é encenada em um casa e cada cômodo dela guarda uma história, umas histórias, causos carregados de lendas, folclores, religião, misticismos, heroísmo, sofrimento e alegria. Pompeu torna em seu texto o espaço de um personagem vivo, que carrega nele tantos outros, criando um mosaico de situações tragicômicas sobre questões existenciais. Puro Guimarães.

Na página do Grupo Redimunho, a apresentação de Rudifran Pompeu é divida com títulos dos contos de Primeiras Estórias. Guimarães sempre!

Então se você é fã de Guimarães, vale a pena conhecer o trabalho de Rudifran Pompeu e sua trupe.

Acesse: http://redimunho.wordpress.com/o-ator-que-ficou-diretor/

Tags: , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS