Fechar Menu [x]

#DomingoCult Domingueira na Vila Maria Zélia

Artes e Espetáculos | Literatura | Thais Polimeni 14/06/15 - 08h Cult Cultura

domingueira-vila-maria-zelia

O domingo todinho está cheio de atividades! Corre que ainda dá tempo de pegar a apresentação das 11h do premiado espetáculo “Hysteria”, do Grupo XIX de Teatro. Veja abaixo a programação completa da “Domingueira”, que acontecerá hoje na fofa Vila Maria Zélia, situada no bairro do Belém, em São Paulo:

Domingueira XIX – Dia 14 de junho – Domingo, das 11h às 17h
Hoje acontece a segunda edição da Domingueira XIX na Vila Maria Zélia. As ações, todas gratuitas, fazem parte do projeto “Teorema: Sobre Certezas, Hipóteses e Vagalumes”, contemplado pela 26ª Edição da Lei do Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo, que prevê, ainda, a montagem de espetáculo inédito sobre a obra Teorema, de Pier Paolo Pasolini, com dramaturgia de Alexandre Dal Farra em colaboração com Grupo XIX de Teatro (previsão de estreia no segundo semestre).

Hoje, 11h – Espetáculo Hysteria com Grupo XIX de Teatro
Domingueira-Hysteria-AdalbertoLimaNo final do século XIX, nas dependências de um hospício feminino, cinco personagens internadas como histéricas revelam seus desvios e contradições – reflexos diretos de uma sociedade em transição, na qual os valores burgueses buscavam adequar a mulher a um novo pacto social. Cenicamente, abdica-se do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação, optando-se por um espaço não convencional, no qual a plateia masculina é separada da plateia feminina que é convidada a interagir com as atrizes. Esta interação, aliada a textos previamente elaborados, gera uma dramaturgia híbrida e única a cada apresentação.

Primeira peça do grupo estreou em 2001 e ganhou 5 prêmios, incluindo o de revelação teatral pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), além de ter sido indicado para o Prêmio Shell de Teatro. Soma mais de 350 apresentações em mais de 80 cidades brasileiras e 14 cidades no exterior. No ano de 2005, o grupo cumpriu uma temporada de dois meses em 8 cidades francesas por ocasião do Ano do Brasil na França. Em 2008, na Inglaterra, apresentou-se em Londres e Manchester a convite do Barbican Center e do Contact Theatre. No ano de 2009, participou do projeto Palco Giratório, do SESC, realizando apresentações em 58 cidades das 5 regiões do Brasil.

Ficha técnica
Direção: Luiz Fernando Marques. Criação, pesquisa de texto e figurinos: Grupo XIX de Teatro. Elenco: Evelyn Klein, Mara Helleno, Janaina Leite, Juliana Sanches e Tatiana Caltabiano. Produção Executiva: Vanessa Candela. Produção: Grupo XIX de Teatro. Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos. Capacidade: 120 lugares.

Hoje, 12h30 – Lançamento do livro Quase Um Livro Para Crianças de Daniel Viana
Domingueira-Daniel-Viana- SissyEikoO autor realiza intervenções urbanas com uma máquina de datilografar. Este livro é resultado de histórias com crianças e sobre como usamos expressões poéticas para falar do nosso corpo, criando uma “anatomia poética”. O livro é um “quase” porque sugere uma interação com o leitor, a história pode ser continuada, o livro vira um bloco de anotações.

Na história, Rodrigo é um colecionador de expressões populares que cria na imaginação um corpo poético composto de menina dos olhos, planta dos pés, labirinto do ouvido, céu da boca e muito mais. A língua portuguesa é poética desde o nascimento, basta observarmos as palavras e criarmos o nosso próprio dicionário. Quase Um Livro Para Crianças é quase uma poesia, quase um depoimento, quase um livro para todas as idades.

Daniel Viana é poeta de rua, escritor contista, ator. Criador da [CUBO] – Biblioteca Portátil de Micronarrativas e do projeto Guardanapos Poéticos, desenvolve trabalhos de escrita unindo intervenções urbanas com literatura. Autor dos livros: 100 contos por 10 contos trocados (2013) e Baseado em causos reais (2014). Atualmente realiza a intervenção Troco Um Causo Por Um Conto em diversos espaços urbanos da cidade de São Paulo, transformando histórias reais do público em poesias.

Ficha Técnica:
Concepção e projeto: Daniel Viana. Ilustração: Ligia Yamaguti. Projeto gráfico: Luana Bola. Realizado com recursos do Programa VAI.

Hoje, 14h – Espetáculo infantil Tempo de Voo com direção de Cris Lozano
Tem como ponto de partida o conto do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Um avô e seu neto, muito próximos, dividem boa parte de seu tempo juntos, no quintal da casa. O avô tem um olho de vidro e gosta de se fazer assustador para aquele neto curioso, contando-lhe histórias que dão muito medo. Esse avô às vezes desaparece, vira brisa, mesmo estando presente. O mar para ele é fascinante, e isso assusta o neto também, que sempre está a pensar: onde estará meu avô agora? Será que o olho de vidro é capaz de ver? Com qual dos olhos meu avô me vê?

Ficha técnica:
Direção: Cris Lozano. Dramaturgia: Lucienne Guedes. Elenco: Pedro Stempniewski e Plinio Soares. Trilha original: Dr. Morris. Cenografia e figurino: Marco Lima. Produção: Fernando Gimenes. Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Proac 2014 e Cia La Leche. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre. Capacidade: 70 lugares.

Hoje, 15h30 – Espetáculo Hygiene com Grupo XIX de Teatro
Domingueira-HygieneSegundo espetáculo montado pelo Grupo XIX comemora, em 2015, dez anos desde sua estreia. Encenada à luz do dia, originalmente, nos prédios históricos da Vila Operária Maria Zélia, a peça é baseada em uma pesquisa sobre o processo de higienização urbana no Brasil do fim do século XIX, onde um grande contingente de culturas e ideias dividem o mesmo teto – o cortiço. Desse caldeirão de misturas surgem os embriões de importantes manifestações de nossa identidade, assim como as desigualdades sociais que marcam profundamente os nossos dilemas atuais.

Por esta peça o grupo foi indicado ao prêmio Shell de Teatro – 2005 e ao Prêmio Bravo! Prime de Cultura como um dos três melhores espetáculos do ano e foi premiado como melhor espetáculo do ano no Prêmio Qualidade Brasil 2005 – São Paulo.

Ficha técnica:
Direção: Luiz Fernando Marques. Pesquisa e Criação: Grupo XIX de Teatro. Elenco: Janaina Leite, Juliana Sanches, Paulo Celestino, Rodolfo Amorim, Ronaldo Serruya e Tatiana Caltabiano. Figurinos: Renato Bolelli. Contra-Regra: Luciano Morgado e Michel Fogaça Produção Executiva: Vanessa Candela. Produção: Grupo XIX de Teatro. Duração: 80 minutos. Classificação: Livre.

DOMINGUEIRA XIX – Dia 14 de junho, das 11h às 17h, na Vila Maria Zélia. Grátis.
Rua Mário Costa 13 (Entre as ruas Cachoeira e dos Prazeres) – Belém
Informações e reservas, de segunda a sexta-feira das 14h às 18h: 11 2081-4647
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento gratuito.

Crédito da foto Hysteria: Adalberto Lima
Crédito da foto Daniel Viana: Sissy Eiko
Foto do banner: Panoramio

Tags: , , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Cult Cultura

Cult Cultura

Plataforma digital de cultura e economia criativa.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.