Fechar Menu [x]
Novos Posts

Instalação Sonora Procura Sons Escondidos Dentro Dos Livros

Literatura | Música | Thais Polimeni 05/06/17 - 10h Thais Polimeni

111-echolot-goethe

Ah, os alemães… Sempre nos surpreendendo com ideias e notícias que nos tiram da zona de conforto. Depois Ringheiligtum Pömmelte (descubra aqui o que é) e da balada itinerante Kubik (clique aqui para saber mais), apresentamos a vocês a instalação sonora Echolot, criada pelos artistas berlinenses Milena Kipfmüller (ela nasceu em Porto Alegre, mas cresceu entre Alemanha a Brasil) e Klaus Janek.

Echolot foi apresentada pela primeira vez em Montreal, em 2016, desenvolvida para a biblioteca do Goethe-Institut da cidade canadense. Na instalação, as palavras dos livros são lidas pelos participantes e transformadas em partituras de uma composição que vai sendo sempre renovada. Parece complicado, né? E talvez seja, mesmo: esse projeto é um dos frutos de uma intensa pesquisa de Milena e Klaus, denominada “Sounding Situations”, que são sonoridades produzidas através do processamento musical de um material já existente e sons baseados na língua humana. Os trabalhos deles geralmente reproduzem características dos locais em que são executado, incluindo, no processo compositivo, não apenas o contexto acústico, mas também estético, político e social.

Em “Echolot”, os artistas berlinenses buscam os sons e as sequências musicais que se mantêm escondidos dentro dos livros durante a instalação gratuita montada no Goethe-Institut São Paulo, no dia 8 de junho (quinta-feira), das 18h às 21h. Os sons emitidos pelos visitantes serão sobrepostos e musicalizados a gravações curtas e lúdicas, e reenviadas ao ouvinte: “Uma gravação primordialmente simples transforma-se em uma fuga polifônica, para depois se transformar em uma mistura de material idiomático e musical abstrato, para no fim se tornar uma peça músico-radiofônica coletiva em tempo real“.

Veja abaixo o vídeo de Milena e Klaus e programe-se para ir ao Goethe nessa quinta-feira conferir essa instigante instalação músico-literária!

Instalação sonora “Echolot”
Quinta-feira, 8 de junho de 2017, das 18h às 21h
Grátis

Goethe-Institut São Paulo
Rua Lisboa, 974 – Pinheiros

Tags: , , , , , ,