Fechar Menu [x]

A Homenagem ao Pai do Jornalismo Alternativo

Literatura 12/12/14 - 10h Leonardo Cassio

millorbanner

Jornalista é apenas uma das designações possíveis para Millôr Fernandes. Cartunista, escritor, desenhista, dramaturgo, tradutor, ensaísta e humorista são outras faces deste artista múltiplo que, infelizmente, nos deixou em 2012, com quase 90 anos.

O rótulo de jornalista alternativo dado ao artista deve-se a muitos motivos, especialmente por conta de um período pouco lembrado de sua obra, mas que o escritor Breno Serafini, como tese de mestrado, resolveu analisar: as crônicas publicadas nas revistas Istoé e Istoé/Senhor durante a década de 80, fim da ditadura e início do processo de redemocratização.

MilloresSempre com humor ardiloso, Millôr destacava nas crônicas sua percepção sobre aqueles tempos ainda sombrios e incertos no Brasil, aprofundando sua análise nas angústias e contradições das pessoas da época, universalizando e atemporalizando os textos.

Serafini, após defender a tese, resolveu publicá-la em livro. “Millôres Dias Virão” (Ed. Libretos, 212 páginas) é uma análise minuciosa sobre as crônicas do escritor, que sabiamente foi conduzida pelo tom humorístico, incluindo diversas citações de Millôr.

Breno Serafini modificou sua visão e opinião sobre Millôr após a pesquisa para o mestrado: “Descobri que, mesmo declarando-se anarquista, um ser que questiona tudo e todos, incluindo a si próprio, no fundo ele era um humanista“, comenta.

Quem é fã do escritor/ jornalista precisa ler este ótimo livro para ter certeza de que está perdido, assim como o retratado sempre sentiu estar. Porém, lembre-se: o importante é rir.

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS