Fechar Menu [x]
Se Mistura na Foto

Conheça Zach E Suas Novas Palavras!

Leonardo Cássio | Literatura 02/03/17 - 02h Leonardo Cassio

43-mais-coisas-capa

Depois de acompanhar uma sessão de fonoaudiologia e observar uma criança esperta e atenta, mas que não detinha repertório sobre objetos comuns do dia a dia, o publicitário Jailson de Almeida ficou intrigado com o fato. Ao questionar o porquê daquilo, ouviu que o menino passava muito tempo em frente a televisão – os pais trabalhavam e a babá o entretinha dessa forma – acabou por não aprender corretamente o nome de coisas como cabide, gaveta, botão.

Esse foi o mote para que o escritor construísse o livro “Coisas Sobre Coisas de A a Z”, livro no formato O Que É, o Que É?, que apresenta objetos do cotidiano através de poemas, cuja leitura estimula as crianças a adivinhar sobre qual objeto o texto fala. Há uma palavra para cada letra do alfabeto e o livro é completamente ilustrado – trabalho de Elisa Sassi -, fato que faz aumentar o interesse das crianças pela leitura.

Em fevereiro, saiu a continuidade do livro, chamado “Mais Coisas Sobre Outras Coisas de A a Z”. Nesta segunda parte, Jailson mantém a ideia original do livro, apresentando 26 novos poemas, também com ilustrações de Elisa Sassi. A diferença é que a continuidade aconteceu através do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC-ICMS), com realização das Carbono 60 e apoio da Cult Cultura.

Com patrocínio da Unipar Indupa, o projeto imprimiu 2.575 unidades do livro, sendo que, deste total, 2075 serão doadas para escolas e bibliotecas públicas, além de associações do terceiro setor que trabalham com crianças nas cidades de Santo André – incluindo o distrito de Paranapiacaba –, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá, municípios do Grande ABC Paulista. As outras 500 unidades estão reservadas para o autor, que fará o lançamento oficial do livro em abril, na capital paulista.

O projeto “Mais Coisas Sobre Outras Coisas de A a Z” tem como objetivo principal estimular a leitura de crianças de forma lúdica, criativa e divertida. Em um país que praticamente metade da população não lê um único livro por ano e que o patamar de analfabetos está entre os mais altos do mundo, projetos culturais que estimulam a leitura e que entregam livros de forma gratuita são fundamentais para a diminuição desse quadro negativo. Ademais, o projeto busca democratizar o acesso universal à cultura, focando as ações em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH –, caso de Rio Grande da Serra e Mauá.

Na primeira semana de março, ocorrerão 5 oficinas de produção literária, contrapartida do projeto incentivado, e a doação dos livros. A Cult Cultura fará a cobertura de todas as ações e publicará uma série de entrevistas com o responsável pela obra, Jailson de Almeida, que contará detalhes sobre o livro e sua trajetória profissional. Não perca!

Ficha técnica
Autor: Jailson de Almeida
Ilustrações: Elisa Sassi
Realização: Carbono 60 e Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultural de São Paulo.
Patrocínio: Unipar Indupa
Apoio de Mídia: Cult Cultura

Tags: , , , , , , ,