Fechar Menu [x]

Projetos Culturais Movimentam Rio Grande Da Serra E Região

Leonardo Cássio | Literatura | Música 17/05/17 - 10h Leonardo Cassio

95-nascendo-para-a-musica

A Carbono 60, grupo do qual faz parte a Cult Cultura, realiza uma série de projetos de cultura e esporte anualmente. Um deles é o “Nascendo Para a Música“, que mescla arte e sustentabilidade, realizando oficinas de luthieria para crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos, que aprendem como construir instrumentos de sopro e percussão utilizando canos de PVC e outros materiais de baixo custo ou de descarte, como garrafas PET.

A primeira edição do projeto (2015) aconteceu na cidade de Rio Grande da Serra. Foram 8 encontros, que atenderam 174 crianças em uma ONG e uma escola estadual da região. O projeto priorizou a produção de instrumentos de sopro, especificamente a flauta indígena e o pífano, cumprindo a meta de entregar um instrumento totalmente finalizado, com acabamento, para todos os alunos. No site oficial do projeto (clique aqui para acessar), é possível ler todo o descritivo, conferir fotos, vídeo com uma entrevista exclusiva com o luthier Rodrigo Olivério, além de poder baixar o relatório com todas as informações e resultados alcançados.

Outro projeto, este recém finalizado, “Mais Coisas Sobre Outras Coisas de A a Z” (clique aqui para ler a matéria), bateu todas as metas previstas. Ele previa a impressão de 2.500 unidades do livro inédito, com distribuição de 2.000 unidades em escolas e associações em Rio Grande da Serra e municípios vizinhos, somado à realização de 5 oficinas de produção literária.

O texto do livro “Mais Coisas Sobre Outras Coisas de A a Z” é estruturado conforme o alfabeto. Para cada letra, é criado um poema que apresenta um objeto de uso e senso comum. Os versos vão dando “pistas” sobre os objetos – formato “O Que É, O Que É” – instigando as crianças a adivinhar do quê se fala. Todas as páginas do livro são ilustradas com traços infantis para aumentar a experiência lúdica, despertando o raciocínio e o pensar de forma divertida e intuitiva, além do gosto pela literatura.

Entre os meses de março e maio, foram distribuídas 2.075 unidades do livro, em 26 locais – escolas da rede públicas, associações do terceiro setor que atendem crianças e secretarias de cultura e educação – de 7 municípios: Rio Grande da Serra, Paranapiacaba (Santo André), Mauá, Ribeirão Pires, São Paulo, Cesário Lange e Pindamonhangaba. Os livros foram incorporados às bibliotecas das entidades, sendo utilizados nas aulas de artes e em atividades de alfabetização.

Com relação às oficinas, totalizam-se, até o momento, 20 realizadas entre os municípios de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, São Paulo e Paranapiacaba (Santo André), ou seja, quatro vezes mais do que o total previsto. Em breve, entrará no ar o site oficial do projeto, com o conteúdo do livro. No canal da Cult Cultura, há uma entrevista com Jailson de Almeida, autor de “Mais Coisas Sobre Outras Coisas de A a Z”, que você pode acessar clicando aqui.

Fique de olho que, em breve, teremos mais novidades!

Tags: , , , , ,