Fechar Menu [x]

Rio de Janeiro: Morro do Chapéu Mangueira recebe 4ª Edição de Festa Literária

Literatura 04/11/15 - 03h Cult Cultura

flupp

Eu moro no Rio há mais de dois anos e me deparei com a “FLUPP – Festa Literária das Periferias” pela primeira vez hoje, meio que por acaso. E achei uma pena não ter participado das últimas edições.

A FLUPP começou ontem, dia 3 de novembro e vai até o dia 8 de novembro no morro do Chapéu Mangueira, com uma programação muito interessante. O evento me impressionou desde a chegada ao morro, em que tinha uma pessoa indicando o caminho e que sabia o mínimo de inglês para perguntar se eu estava indo à FLUPP e indicar por onde seguir (não sei por que, mas no Rio todo mundo acha que eu sou gringa).

Chegando à FLUPP propriamente dita, fomos recepcionados por diversos jovens fazendo performances e declamando poesias para cada pessoa que chegava. Eu não fui a muitos saraus na vida, mas se eu for organizar um, vai ser exatamente assim. E livros, em todos os lugares, esperavam por novos donos.

Todos os anos um autor é homenageado e esse ano a escolhida foi Nise da Silveira, precursora do tratamento mais humano aos doentes mentais. Durante a abertura, ela foi homenageada em uma peça e uma leitura performática de um cordel, que me agradaram tanto quanto todo o resto.

A programação da semana tem painéis interessantíssimos sobre os mais diversos temas e debatedores, de feminismo (um tema que, até que enfim, está em voga) ao caso Snowden. Vale muito a pena. Eu pretendo voltar para vários painéis.

Essa semana ainda vai acontecer o Rio Slam Poetry, com poetas de 16 países competindo ao vivo, defendendo oralmente poesias autorais (essa é a definição do site). Ainda não assisti, mas eu já gostei.

Se produz cultura e eventos de qualidade na Periferia! Vale a pena conferir.

FLUPP – Feira Literária das Periferias
Até 8 de novembro de 2015
Ladeira Ary Barroso, 2
Rio de Janeiro – RJ

lolla-roberta-nascimento-fotoLolla Angelucci é formada em Direito pelo Mackenzie e fez mais alguns cursos pelo caminho. Já morou em vários lugares até chegar na Cidade Maravilhosa. Hoje, tenta seguir sua paixão pelos livros e desenhos, enquanto vai descobrindo o que o Rio de Janeiro tem de mais interessante. Se pudesse ser qualquer coisa na vida, seria uma sereia.

Tags: , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Cult Cultura

Cult Cultura

Plataforma digital de cultura e economia criativa.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.