Fechar Menu [x]

#Cultindica: Vamos Consumir Melhor Em 2018?

CultIndica | Leonardo Cássio | Moda e Design 10/01/18 - 01h Leonardo Cassio

3-moda-livre-app

Chegou 2018 e tá na hora de realizar as promessas feitas na virada do ano. Muita gente opta por mudar os hábitos de consumo, gastando menos ou gastando melhor e, até mesmo, mudando radicalmente o jeito de comprar.

A indústria da moda, que é um segmento problemático com relação ao uso de mão de obra escrava (veja matéria sobre o documentário “Sweatshop” aqui, projeto que já denunciava problemas com a empresa H&M, que agora em janeiro realizou uma presepada ridícula), precisa de ações de fiscalização em nível mundial para erradicar esse quadro sistêmico de exploração de pessoas vulneráveis e crianças. Para quem está na vibe do consumo consciente, o app Moda Livre pode ser uma boa ferramenta de auxílio.

3-moda-livreO Moda Livre, criado pela ONG Repórter Brasil, entidade que atua contra o trabalho escravo, apresenta, em uma interface bem funcional, as marcas que realizam algo contra a exploração ou que pelo menos não possuam registros de ilicitudes neste quesito. As marcas são disponibilizadas em ordem alfabética e, abaixo delas, há uma bolinha vermelha, amarela ou verde, sinalizando a situação de cada uma delas. Vermelha para quem tem denúncias ou foi flagrada em alguma conduta irregular, amarela para quem está sob suspeita e verde para quem tem ficha limpa. Ao selecionar a marca, aparecem o histórico, transparência, monitoramento e políticas das empresas sobre trabalho escravo.

No app Moda Livre, é possível saber sobre a metodologia usada na fiscalização, definição sobre escravidão e algumas notícias sobre empresas com problemas. O número de marcas ainda não é enorme, mas ajuda bastante quem quer saber sobre a origem do que compra, principalmente em uma indústria tão manchada com problemas. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e atualmente tem mais de 50 mil downloads registrados.

Para aprofundar um pouco mais sobre questões de consumo de moda, vale a leitura da matéria O Que Você Pensa Sobre Moda?, onde está disponível um vídeo sobre tendências de consumo.

Photo by Swamibu on Visualhunt.com / CC BY-NC

Tags: , ,