Fechar Menu [x]

Conheça o Legado do Maior Designer de Móveis Brasileiro

Moda e Design 21/10/14 - 02h Leonardo Cassio

sergiorodrigues

A música talvez seja a expressão cultural mais conhecida do Brasil internacionalmente. Certo é que há notório reconhecimento em outras áreas, culturais ou não, mas algumas delas são esquecidas ou simplementes não reconhecidas aqui dentro do próprio país, enquanto lá fora são ovacionadas, premiadas e imortalizadas.

É preciso enfatizar que a obra do arquiteto e designer Sérgio Rodrigues não sofre de falta de reconhecimento. É uma unanimidade. O que acontence é que aqui no Brasil ele poderia ocupar um lugar de destaque maior, assim como tem ao redor do globo. Sua morte no dia primeiro de setembro, como efeito colateral, contribuirá para a popularização da sua obra no país.

_MoleO arquiteto e designer de móveis e interiores, sobrinho do dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues, que trabalhou com Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer, teve sua carreira impulsionada com a Poltrona Mole (1957), feita em madeira de lei maciça e couro, que o fez ganhar o Concurso Internacional do Móvel, na Itália, em 1961, e virou peça permanente do acervo do MoMA – Museum of Art Modern – de Nova Iorque, com o nome de Sheriff Chair.

Com o estrelato alcançado, passou a integrar acervo em outros museus como o de Estocolmo e Munique, e foi premiado outras vezes, como em 1975 no IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil – com a poltrona Leve Kilin PL-104, de madeira maciça e assento e encosto de lona ou couro. O visionarismo, a modernidade e a quebra de paradigma no mundo do design lhe renderam uma série de exposições (coletivas e individuas) e o homem apaixonado por madeira virou referência mundial em criação de móveis, ganhando espaços comerciais como Espasso Sergio Rodrigues, em Nova York.

O legado da obra criativa de Rodrigues é incontestável e incalculável. O mundo rendeu-se a sua maestria e os brasileiros que ainda não o fizeram podem puxar um banquinho ou poltrona e começar a fazê-lo. Abaixo, algumas das icônicas criações do mestre:

 

Sérgio_Luminária Pipoca

Sérgio_Mole_Desenho

Sérgio_Cama Luxor

Sérgio_Kilin1

Sérgio_Poltrona Leve Beg

Sergio_Tonico

Sergio2_Mole

Sofá Verga

Sérgio_Estante Drummond

 

A foto do banner é da Casa do Cineasta, localizada no Rio de Janeiro, uma construção feita seguindo o SR2, o sistema de pré-fabricados de Sergio Rodrigues.

*Categoria oferecida por Press Fashion

Tags: , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS