Fechar Menu [x]
Novos Posts

Modelos com Deficiência Física São Protagonistas em Ensaio de Moda

Leonardo Cássio | Moda e Design 20/04/16 - 02h Leonardo Cassio

68-moda-eficiente

Moda Eficiente é um editorial de moda criado de forma colaborativa por profissionais de São José do Rio Preto, interior paulista, que tem como diferencial ter colocado pessoas com deficiência física como modelos das fotos.

A ideia de dar protagonismo às pessoas com algum tipo de restrição física surgiu quando o professor de dança inclusiva, Guto Rodrigues, mostrou uma foto de um ensaio nos Estados Unidos que tinha um cadeirante como modelo para a produtora de moda Fabíola Forni.

Veio da dupla o questionamento da falta de manequins, fotos, campanhas e ensaios voltados a este público, que parece não existir aos olhos da moda, setor conhecido pela ditadura da magreza e pela construção estereotipada da imagem masculina e feminina.

O incômodo surgido com a constatação do descuido com este público foi dividido com outros profissionais, entre eles Claudio Sartor, fotógrafo, Fernando Macaco, videomaker, e Norma Vilar, artista plástica que cedeu sua galeria para o ensaio, realizado em fevereiro.

Há muitas histórias difíceis vividas pelos modelos do editorial, como da Ana Paula, vítima de um AVC que deixou o lado esquerdo do seu corpo paralisado. Projetos inclusivos são uma ótima forma de resgate da autoestima para os participantes, além de um importante vetor de transformação social, por causar reflexão no espectador sobre temas que fogem de sua realidade e dignificar grupos que parecem esquecidos por certos círculos sociais.

Tags: , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS