O Dadaísta que Conquistou a Moda
Moda e Design 21/11/14 - 10h Leonardo Cassio

O que é bem curioso é a definição de Erwin Blumenfeld (1897-1969) sobre si: “Eu era um amador. Eu sou uma amador. E pretendo continuar um amador. Para mim, um fotógrafo amador é alguém que ama tirar fotos, uma alma livre que pode fotografar o que ele gosta e quem ele gosta do que ele fotografa. Por esta definição, sou um amador”.
Isso foi dito em sua autobiografia de 1999, “Eye to I”. Conhecendo sua obra, é difícil atribuir o adjetivo amador, mesmo entendendo o conceito de sua definição.
Nascido na Alemanha, mudou-se para Holanda onde começou a fazer parte do movimento Dadaísta graças às colagens que questionavam o momento de desconfiança causado pela Primeira Guerra Mundial. Foi para Paris, onde consolidou-se como fotógrafo de moda e, em 1941, chegou aos Estados Unidos e alcançou estrelato mundial, trabalhando para publicações como Vogue e Harper’s Bazaar.
A exposição “Blumenfeld Studio: New York, 1941-1960” retrata toda a carreira do artista, com maior foco na produção realizada nos EUA, fase em que realizou seus principais trabalhos.
As 90 obras (entre fotos, cartazes, campanhas publicitárias, capas de revistas) disponíveis foram organizadas pelo museu francês Nicéphore Niépce, através de seu diretor François Cheval, e com a curadoria de Nadia Blumenfeld. Alemanha, Inglaterra, Itália e China já receberam o projeto e, aqui no Brasil, a iniciativa partiu de Danniel Rangel, que assina a cocuradoria do projeto na FAAP.
Inovador e criativo, Blumenfeld buscou dar sempre elementos artísticos às suas criações, fugindo do puro e simples estereótipo de fotógrafo de moda. Ousou com fotomontagem, slides coloridos, distorções, texturas ricas e outras técnicas que o alçaram como grande artista do século XX.
Veja abaixo algumas fotos de Blumenfeld, o trecho de um documentário sobre o criativo e o serviço da exposição:
Blumenfeld Studio: New York, 1941-1960
Até 18/01/2015
De 3ª a 6ª feira, das 10h às 21h
Grátis
Museu de Arte Brasileira da Faap
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
11 3662-7198
www.faap.br/museu